Comitiva do CRCGO participa do lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro no Congresso Nacional

WhatsApp Image 2024-05-16 at 12.33.54
Destaques

A comitiva do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou, nesta quarta-feira (15/05), do lançamento da Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro. O evento, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon)

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, vice-Presidente de administração e planejamento Henrique Ricardo Batista, as conselheiras, Shirlei de Castro e Luciana Rodrigues; o presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto e o vice-Presidente da Fenacon – Região Centro-Oeste, José Antônio Shimit estiveram presentes no evento.

A Agenda Legislativa é um instrumento fundamental para promover o diálogo entre os profissionais da contabilidade e o Poder Legislativo, com o objetivo de propor e acompanhar a criação de normas e leis que impactam diretamente o setor contábil do país. O lançamento da Agenda representa um marco histórico para a classe contábil, consolidando o compromisso das entidades envolvidas com o aprimoramento e o fortalecimento do ambiente regulatório contábil no Brasil.

Durante o evento, Sucena Hummel ressaltou a importância da participação da classe contábil na discussão da reforma tributária brasileira. “É fundamental que os profissionais da contabilidade sejam protagonistas nesse debate e contribuam para a construção de um sistema tributário mais justo e eficiente”, afirmou a presidente do CRCGO.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, lembrou ao público que, em junho de 2023, no mesmo local, as três entidades lançaram a Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. O contador ressaltou que a Agenda Legislativa será o combustível para as atividades da Frente. O líder do CFC ainda ressaltou que a Agenda contempla toda a sociedade. “Esta data de hoje é muito importante porque a Agenda Legislativa representa exatamente os insumos que essa Frente Parlamentar necessita para poder realizar o trabalho de evolução da profissão contábil e de proteção da sociedade”, pontuou.

O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, iniciou as suas palavras relembrando o Estado do Rio Grande do Sul. O contador agradeceu a ajuda que todo o Sistema Contábil brasileiro tem direcionado ao estado. O profissional da Contabilidade ainda ressaltou o trabalho integrado das entidades e ressaltou a essencialidade dos assessoramentos da classe contábil em relação às lideranças brasileiras. “Construímos essa Agenda para, justamente, acompanharmos e, principalmente, para todos virarmos seus assessores. Estamos aqui para ajudar a sociedade empresarial a crescer nesse país, a evoluir e, obviamente, buscar a diminuição da carga tributária e da burocracia”, falou.

Dando continuidade, o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas do Rio Grande do Sul antes de iniciar o seu discurso. Em seguida, o auditor destacou a relevância da Agenda e da atividade contábil para o país. “O lançamento desta Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro é de grande importância, não apenas para nossa profissão, mas para todo o Brasil. Afinal, a contabilidade, em suas distintas vertentes, desempenha um papel essencial na sustentação da governança e confiabilidade do mercado financeiro e entidades públicas em todas as esferas. As práticas contábeis rigorosas e transparentes são indispensáveis para assegurar a integridade e clareza das informações financeiras, elementos vitais para o funcionamento eficaz dos mercados e a atração de investimentos”, afirmou.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações do CFC