Comissão do CRCGO realiza treinamento prático sobre processos de fiscalização contábil

WhatsApp Image 2023-03-03 at 12.51.41

A Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), realizou na tarde da última quinta-feira, 01, um treinamento prático sobre “Inconsistências” nas Demonstrações Financeiras das Entidades do Terceiro Setor em Relação às Normas Contábeis. O objetivo foi explanar para profissionais contábeis, gestores de Organizações Sociais (OS), fiscais do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Secretaria Estadual de Saúde, dentre outros profissionais, sobre o processo de fiscalização de entidades do Terceiro Setor.

A abertura foi realizada pela presidente do CRCGO, Sucena Hummel que aproveitou a ocasião para reforçar a campanha do Imposto de Renda Solidário 2023. A presidente lembrou da possibilidade da destinação de parte do IR aos Fundos da Criança, Adolescente e dos Idosos, no qual pessoas físicas podem destinar até 6% do IR a ser declarado, dividindo 3% para cada um dos fundos.

“As destinações do Imposto de Renda são de extrema importância e contribuem para transformar a realidade de pessoas carentes em todo o país. Essa é uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social e que o Conselho Regional de Contabilidade tem o compromisso de incentivar, divulgar e orientar”, declarou.

Em seguida, a promotora do MPGO, Fabiana Lemes, pontuou sobre a relevância da fiscalização no aspecto contábil, sobretudo nos contratos de gestão. “Com o aprimoramento que o CRCGO está proporcionando hoje, nós teremos resultados muito positivos tanto na execução dos contratos, na melhoria da fiscalização, tanto no âmbito do controle interno da Secretaria Estadual de Saúde e do controle externo que é realizado pelo MPGO e pelo Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou a promotora.

O coordenador da Comissão, José Ricardo Xavier deu início ao treinamento e afirmou que o intuito foi o de identificar de forma visual e prática as inconsistências das demonstrações publicadas. “Dessa forma, pudemos trazer a experiências e explicações para que os profissionais contábeis consigam em tempo hábil realizar as devidas retificações de suas demonstrações financeiras, antes mesmo de publicá-las ou disponibilizá-las aos referidos órgãos”, explicou.

Na sequência, o vice-presidente Administrativo do CRCGO, abordou sobre a fiscalização ao profissional da contabilidade pelo sistema CFC/CRCs em relação às demonstrações contábeis, com o intuito de prevenir atos falhos e educar.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues, jornalista