Blog

Capacitação do FGTS Digital reúne mais de duzentos profissionais da contabilidade

WhatsApp Image 2023-11-10 at 10.06.12
Destaques / Noticias

Capacitação do FGTS Digital reúne mais de duzentos profissionais da contabilidade

Uma tarde inteira de entendimento, explicações e tira-dúvidas sobre o FGTS Digital, Domicilio Eletrônico Trabalhista, Evento Reclamatória Trabalhista do eSocial e Seus Reflexos. Os principais tópicos da temática foram discutidos no Auditório João Bennio, Casa da Indústria (Fieg). O evento contou com público expressivo. Mais de 250 profissionais da contabilidade e estudantes de ciências contábeis se reuniram, ambos a fim de adquirir conhecimento sobre a nova modalidade.

Durante a abertura, a superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (MTE), Jaqueline Carrijo, cumprimentou os presentes, destacando que a iniciativa oferece um acesso democrático. “Promover transparência, moralidade e precisão. E a nossa capacitação de hoje vai facilitar a vida de todos os operadores da plataforma, principalmente os profissionais a contabilidade”, disse, ensejando um bom evento e aproveitamento de conteúdo aos presentes.

Representando o presidente da Fieg, Sandro Mabel, a presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho e Inclusão, Lorena Blanco reforçou que “Nossa casa está feliz em tê-los aqui. A Federação vai auxiliar vocês e vamos aprender a manusear o sistema que veio para desburocratizar”, salientando que a Fieg é parceria das empresas e empregadores.

Já a vice-presidente Jovem da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da Ordem dos Advogados Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Milena Messias destacou que “Sem dúvida o FGTS é um grande avanço de modernização, a advocacia não fica longe de vocês, os contadores. Vocês são aliados e estamos indo adiante em conjunto nesta modernização.

Encerrando o período de abertura oficial do evento, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel falou aos presentes sobre a iniciativa de atualização profissional. “Agradeço a presença de todos. Hoje é só o primeiro passo de vários treinamentos e aperfeiçoamentos sobre esse tema tão importante. Estamos há mais de 4 anos juntos, é um “namoro” longo essa relação. E vamos estender a outras instituições, pois todos esses palestrantes que estão aqui hoje são de forma estão de forma voluntária para agregar conhecimento a vocês, então aproveitem ao máximo”, destacou.

Ciclo de capacitação

De acordo com informações da própria pasta, mais de 4,3 milhões de empregadores recolhem o FGTS no país em cerca de 42 milhões de contas de trabalhadores. O fundo arrecada, todo mês, quase R$ 14 bilhões. O trabalhador só pode sacar o saldo em casos como demissão sem justa causa, aposentadoria, para comprar a casa própria ou para se tratar de doenças graves.
O ‘FGTS Digital’ é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do Fundo. O principal objetivo é o de aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS. A especificação e implantação do sistema digital está sob responsabilidade da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme Resolução do Conselho Curador do FGTS nº 985 de 15 de dezembro de 2020.

O Ministério do Trabalho e Emprego vem desenvolvendo o sistema há mais de quatro anos. Diante desse cenário, comunicações e possibilidades de ambientação na plataforma por parte dos empregadores foi disponibilizada aos usuários. No mesmo dia do treinamento, o MTE informou que, a pedido de diversas instituições patronais, que solicitaram mais prazo para realizar os testes no sistema e ajustes em processos internos, a SIT/MTE noticiou em seu site oficial que prorrogou para março de 2024 a implantação oficial do FGTS Digital.

A apresentação da nova sistemática para cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS ficou por conta do Coordenador de Gestão e Fiscalização do FGTS da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério de Trabalho e Emprego (SIT/MTE) – pasta responsável pelo projeto, o auditor fiscal do trabalho, Virgílio Saraiva Valente. Já o painel sobre evento do ‘eSocial Reclamatória Trabalhista e seus reflexos no FGTS digital’ foi ministrado pelo do auditor fiscal do trabalho e membro da equipe de Desenvolvimento do FGTS Digital e do e Social da SIT/TEM, Zander Gonçalves.

Encerrando as explanações do dia, o tem ‘Domicílio Eletrônico Trabalhista – O novo instrumento de comunicação institucional da Auditoria Fiscal do Trabalho com Administrados’ ficou por conta do também membro da equipe de Desenvolvimento do FGTS Digital e do e Social da SIT/TEM, o auditor fiscal do trabalho, Bruno Carlo Wanderley.

Benefícios e facilidades

De forma geral, a plataforma digital trará diversos benefícios e economia de tempo aos usuários, tanto os empregadores quanto os profissionais que cuidam das rotinas fiscais da empresa – profissional da contabilidade e da área de recursos humanos. Entre os pontos destacados pelos auditores, eliminação de burocracias e custos adicionais, digitalização dos serviços, integração de ambientes e facilitar o acesso e gerenciamento de informações, mais gestão, controle e transparência dos processos.

O FGTS Digital apresenta facilidades automatizadas no dia a dia das empresas. A exemplo, a emissão de guias rápidas e ou personalizadas, a consulta de extratos de pagamentos realizados, a individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto entre outras.

Para a estudante do curso de Ciências Contábeis, a aluna Leily Silva, diante das novas formas de se pagar o FGTS, participar da capacitação foi de extrema relevância para os diálogos profissionais. “Importante demais, pois são tantas novidades que estão surgindo e o FGTS Digital não fica atrás. Como sou aluna e estudante e trabalhando na área de Departamento Pessoal há mais de 11 anos preciso acompanhar as mudanças e esse evento nos proporcionou essa grande oportunidade, junto ao TEM”, disse, salientando que o tema irá agregar nas rotinas de departamento pessoal nas empresas.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes com informações do Ministério de Trabalho e Emprego (SIT/MTE)

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?