Blog

A convite do Centro Universitário Unifanap, conselheiro do CRCGO ministra palestra ‘A Contabilidade e a Prestação de Contas dos Partidos Políticos

WhatsApp-Image-2024-03-25-at-19.34.55
Noticias

A convite do Centro Universitário Unifanap, conselheiro do CRCGO ministra palestra ‘A Contabilidade e a Prestação de Contas dos Partidos Políticos

Em ano de eleição, os candidatos e partidos políticos deverão prestar contas à Justiça Eleitoral de toda a movimentação de campanha, conforme a esfera de competência. E entender como funciona esse processo é de suma importância, sobretudo para profissionais contábeis.

Partindo desse princípio, a convite do Centro Universitário Nossa Senhora Aparecida – Unifanap, de Aparecida de Goiânia, o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Isac Silva ministrou a palestra ‘A Contabilidade e a Prestação de Contas dos Partidos Políticos. O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira, 25, com acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração da instituição. O conselheiro Francisco Canindé Lopes também prestigiou a palestra.

A prestação é uma medida que assegura a transparência e a legitimidade da atuação partidária no processo eleitoral. E o profissional da contabilidade exerce um papel fundamental neste contexto.

O conselheiro destacou desde o prazo para regularização, até aos riscos associados à não prestação de contas. “É preciso comprovar toda a movimentação financeira que ocorreu durante a campanha. Todas as receitas, sejam públicas e/ou privadas e todas as despesas com recursos públicos, demonstrando os documentos fiscais e o extrato bancário completo das contas de campanha”, afirmou.

De maneira didática, Isac exemplificou e pontuou os diversos fatores que contribuem na hora de estar em dia com a democracia. Passando pelos fundos partidários e as regras que tange o processo eleitoral, o conselheiro finalizou abrindo espaço para tirar as dúvidas dos acadêmicos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?