CRCGO e Ministério Público oficializam parceria com Tribunal de Contas; para pautar campanha Leão Solidário nos Encontros Regionais do órgão

WhatsApp Image 2024-03-26 at 7.16.07 PM

Conscientizar a população sobre solidariedade, destinando parte do Imposto de Renda devido para instituições filantrópicas assistenciais e potencializar os saldos de arrecadação dessas destinações entre as cidades goianas. Esses foram os temas do encontro desta tarde (26/03), entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e Ministério Público de Goiás (MPGO) no Tribunal de Contas dos Municípios (TCMGO).

Na reunião, que também evidenciou o reforço à parceria institucional entre o Conselho e os Órgãos, a campanha nacional ‘Leão Solidário’ foi destaque. E são por meio dessas estratégias colaborativas que recursos e conhecimentos sobre o feito são estabelecidos, a fim de alcançar objetivos em comum.

Foram recepcionados pelo presidente do Tribunal, Joaquim de Castro, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel e o coordenador da Área de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Centro de Apoio Operacional (CAODH) do Ministério Público de Goiás (MPGO), Marcelo Miranda. O jornalista Sérgio de Paiva também acompanhou as tratativas.

Na oportunidade, a presidente do Conselho de Contabilidade formalizou a entrega do ofício conjunto com o MPGO, direcionado ao presidente do TCMGO, pleiteando apoio nas ações voltadas à orientação e estimulo aos municípios, no desenvolvimento de ações que contribuam com o desenvolvimento do projeto da destinação solidária. O representante do Tribunal salientou que o trabalho do CRCGO junto aos Órgãos será fundamental para

Aumento nas destinações

Desde que a atual gestão do CRCGO abraçou a causa, o alcance e conhecimento sobre as destinações no imposto de renda tem sido cada vez mais evidenciadas: sejam por ações conjuntas e públicas, por entrevistas nos veículos de comunicação ou por palestras lideradas pelos representantes do Regional com demais entidades parcerias, como MPGO e Receita Federal. Os resultados em números demonstram que nos últimos dois anos houve um incremento de 57,6% nas destinações, período comparado de 2022 (9,50 milhões) a 2023 (14,98 milhões). Em 2021, foram destinados em Goiás 6,36 milhões para as entidades sociais. Esse aumento equivale a 235,5%, se comparado a 2023.

É fato que a iniciativa é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, em que a pessoa física pode destinar parte do seu imposto de renda, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos. A participação cidadã é benefício de toda a sociedade e é sem custo algum ao contribuinte.