Tesouro Nacional entrega Prêmio Siconfi 2023 para Goiás, que levou nota A em Informações Contábeis; Contadores são responsáveis pelo avanço no Ranking

WhatsApp Image 2023-09-21 at 19.04.14

O Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Economia, e a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças receberam, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília, o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi 2023). A solenidade de entrega foi realizada nesta quinta-feira (21/9), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Com o melhor desempenho absoluto no ranking nacional, Goiás alcançou nota A e um total de 132,29 pontos. A premiação foi entregue à secretária da Economia, Selene Peres Peres, e ao superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, durante uma cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com a presença de autoridades de todo o país e do Tesouro Nacional.

“É um prazer receber o prêmio de primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi. Isso é o resultado de um trabalho árduo da equipe de contadores do Estado de Goiás, o que contribui para a transparência das informações, para a gestão do Estado e também para sociedade goiana”, afirmou Selene Peres.

Essa é a primeira edição da premiação, criada para valorizar a qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis dos estados brasileiros. O superintendente central de Contabilidade e Contador Geral do Estado, Ricardo Rezende, também atribuiu a conquista ao trabalho de muitos anos e à dedicação dos contadores públicos do Estado. “Atualmente, temos mais de 120 contadores envolvidos no serviço de contabilidade de Goiás. Também destacamos que, sem a integração de todas as áreas, não só da Secretaria da Economia, mas de todos os órgãos e Poderes, não seria possível alcançarmos este resultado”, enfatizou.

Direto de Manaus para agenda do Conselho Federal de Contabilidade, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), enalteceu a premiação, reforçando o papel dos contadores no processo de evolução do Ranking do STN. “Esses resultados são fruto do trabalho ético e centrado dos nossos contadores. E as boas colocações só demonstram que estamos no caminho certo na prestação de contas públicas diante da sociedade. A contabilidade é uma ferramenta de apoio para a administração Estadual e pública, pois graças à tecnicidade da classe contábil é que as contas são equilibradas, planejadas e executadas”, salientou Hummel.

Prefeitura de Goiânia eleva colocação

Goiânia ocupa a terceira colocação com maior evolução na qualidade da informação contábil e fiscal em 2022, de acordo com o ranking divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Na classificação geral entre as capitais, o município administrado pelo prefeito Rogério Cruz ficou na 10ª colocação, superando cidades como São Paulo e Manaus.

“Ficamos muito honrados em receber essa premiação, que demonstra que estamos no caminho certo. Pretendemos avançar muito mais com a implantação do Parque de Tecnologia da Informação (TI), próprio da Secretaria de Finanças. O programa prevê a reestruturação do armazenamento de dados, desenvolvimento de sistemas próprios, implementação de segurança da informação, monitoramento cartográfico-fiscal e acompanhamento das inovações tecnológicas disponíveis para área pública no Brasil”, destaca o prefeito Rogério.

O secretário de Finanças, Vinicius Henrique Alves, pontua os desafios para que o município subisse 10 posições na avaliação desde 2019, quando o ranking foi criado. “A administração municipal precisou enviar todas as declarações no prazo legal e evitar retificar os dados, assegurando que os valores foram informados corretamente nos relatórios. Obtivemos êxito, graças ao desempenho e agilidade dos servidores da Superintendência de Contabilidade da Sefin”, completa o secretário.

O superintendente de Contabilidade, Jânio Marques de Souza, representou a Prefeitura de Goiânia em Brasília durante a premiação. “Estou honrado em receber esse prêmio para Goiânia. É satisfatório saber que o reconhecimento foi pelo esforço dos servidores da Superintendência de Contabilidade, ainda mais vindo da Secretaria do Tesouro Nacional, que consolida todas as informações contábeis do país”, ressalta o superintendente.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações da Secretaria de Estado da Economia e Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Goiânia