Governador enaltece tecnicidade dos contadores sobre a Reforma Tributária, durante reunião com CRCGO e Sescon-Goiás

WhatsApp Image 2023-07-10 at 16.19.08

Em uma visita institucional ao Governador do Estado, Ronaldo Caiado, membros do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e do Sescon-Goiás, alinharam pontos sobre os principais impactos da Reforma Tributária, com foco na economia goiana. Outro assunto foi a elevação do percentual de arrecadação nas destinações solidárias do Imposto de Renda da Pessoa Física (IR), elencando o Estado como o terceiro que mais recebeu destinação dos contribuintes, atingindo 64% em seu crescimento.

Durante a reunião, estiveram presentes a presidente do CRCGO, Sucena Hummel; o vice-presidente administrativo, Henrique Ricardo; os conselheiros Francisco Canindé Lopes; a chefe de gabinete, Priscilla Rodrigues. O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informação e Pesquisa de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido Pinto também esteve presente.

Se tratando da Reforma Tributária, o Governador tem se posicionado contrário ao método como o texto tramitou na Câmara dos Deputados e foi aprovado. A presidente do CRCGO reiterou que o Conselho está à disposição para contribuir no subsídio de informações técnicas quando à Emenda à Constituição (PEC) 45/19.

Por sua vez, Ronaldo Caiado salientou que nestas discussões, os profissionais da contabilidade são “generais” sobre o assunto. “Temos diversos tributos, projeções, e eu sou um estudioso da Reforma, mas vocês são técnicos, podem repassar para toda a sociedade – com precisão, os dados confiáveis sobre os impactos da Reforma”, salientou o Governador.

De forma geral, os presentes na reunião esboçaram preocupação sobre o sistema tributário brasileiro. Conforme destacaram, a entidade não é contra a Reforma, mas que o texto aprovado apresenta diversas incertezas e lacunas. Outro destaque foi para os aspectos que devem impactar a vida das empresas e sobre como os contadores vão enviar as obrigações acessórias mensais que, segundo o grupo, vão demandar mais tempo e uma sobrecarga de trabalho da categoria.

Imposto de Renda Solidário

Segundo dados da Receita Federal em Goiânia, Goiás atingiu 64% nas destinações sociais por meio do Imposto de Renda Solidário. O montante atingiu R$ 15,6 milhões que serão aplicados em projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos de todo o Estado em situação de vulnerabilidade social. Entre os municípios que mais destinaram estão Rio Verde, Silvânia e Goiânia.

Abraçando a causa social, Ronaldo Caiado sugeriu articulação de agenda com a primeira-dama, Gracinha Caiado para uma reunião, visando levar os resultados do IR Solidário e apresentá-los às demais representantes dos 246 municípios do Estado.

Reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes