Grupo de Trabalho; Secretaria de Finanças e CRCGO iniciam tratativas para melhorar atendimento aos contadores da Capital

WhatsApp Image 2023-02-15 at 14.07.39

A primeira reunião do grupo de trabalho (GT) permanente vinculado a atividades contábeis da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), foi realizada na manhã desta quarta-feira (15/02). Sendo um pleito atendido do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO. Os integrantes do GT têm por finalidade aprimorar o relacionamento entre a pasta e profissionais contábeis.

Fazem parte dos estudos e alinhamento técnico o Secretário da Sefin, Vinícius Henrique Pires; Secretário Executivo, Lucas Morais; Superintendente de Administração Tributária, Marilene Dares; Diretor de Lançamento e Fiscalização Mobiliária. Pelo CRCGO, a presidente Sucena Hummel e os contadores Rogger Luiz de Souza Said, Robson Fernandes Felipe, Sebastião Ferreira dos Santos e Tiago Assis Balduíno. Ambos estiveram presentes durante as tratativas inicias na Sefin.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) iniciou os diálogos reforçando que os contadores precisam compreender o funcionamento da administração pública e o que compete à cada pasta. “É a primeira vez que vejo essa abertura para os nossos profissionais e agradeço a todos eles que estão nos posicionando para buscarmos essas soluções. Temos aqui representantes do segmento contábil que conhecem as dificuldades que e estão constantemente no Paço para resolver”, disse.

Ela ainda destacou que, no primeiro encontro, a ideia é de contribuir para essa melhoria no funcionamento das atividades econômicas de Goiânia. Entre os pontos que burocratizam os trabalhos dos contadores, Hummel destacou sobre a abertura de empresas no que diz respeito aos alvarás liberados pela Agência Municipal do Meio Ambiente, uso do solo na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, taxas de licença para localização e funcionamento, Imposto sobre Serviços (ISS), entre outros.

As reuniões do GT ficaram definidas em encontros periódicos a cada dois meses. Além disso, o Secretário de Finanças, juntamente com a Chefe de Gabinete, Maryana Naves e a Chefe da Assessoria Tributária, Débora Israel reforçou que a pasta não medirá esforços para sanar os entraves existentes no que tange o trabalho exercido pela classe contábil frente à administração pública.

“Tendo conhecimento dos problemas que o CRCGO tem nos relatado, vamos caminhar para melhorar essa comunicação com o contador. Temos uma reforma estrutural que está prestes a ser iniciada na Sefin. Entre essas ações, vamos designar servidores para um atendimento específico, modelo Call center, para que o contador possa ter um retorno mais célere naquilo que competir a pasta”, contou Vinícius Henrique.

Mais comunicação

Os membros do GT sugeriram a realização de lives pelos canais de comunicação do CRCGO, buscando aproximar profissionais contábeis e Prefeitura. A ideia inicial é de estruturar, no decorrer do bimestre, quais as dificuldades relatadas pelos contadores. A partir das temáticas, a Sefin indicaria representantes técnicos para participar dos debates virtuais, esclarecendo os internautas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes