75 anos CRCGO: entidade lança livro digital inédito da história e conquistas do Conselho e vídeo institucional
75 anos CRCGO: entidade lança livro digital inédito da história e conquistas do Conselho e vídeo institucional
Em celebração aos seus 75 anos de história e conquistas, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRCGO) lançou, nesta terça-feira (10/12) o seu livro digital inédito, um e-Book “75 Anos de História e Conquistas” e um vídeo institucional que resgatam e celebram a trajetória da entidade ao longo de sua existência. As iniciativas fazem parte das comemorações do Jubileu de Diamante do CRCGO, que se consolidou como uma referência no cenário goiano e nacional da profissão contábil.
Para a presidente do CRCGO, Sucena Hummel: “O lançamento do livro digital é uma forma de resgatar e eternizar a nossa história, para que as futuras gerações de contadores possam entender e se inspirar em tudo o que conquistamos. É uma homenagem a todos que ajudaram a consolidar o CRCGO como uma entidade de excelência.”
O e-Book digital conta, em detalhes, toda a trajetória do CRCGO, desde sua fundação até os dias atuais. O primeiro capítulo dedica-se a narrar a história do Conselho, destacando momentos importantes como a criação da instituição, as primeiras salas alugadas e o crescimento das sedes próprias. Além disso, o livro faz um panorama da evolução da contabilidade no Brasil e no mundo, trazendo à tona figuras como o “Pai da Contabilidade Moderna” e o “Padroeiro dos Profissionais Contábeis”. O capítulo também explora a profissão de guarda-livros, o desenvolvimento do ensino da contabilidade e a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além da regulamentação da profissão e a publicação do Código de Ética do Profissional da Contabilidade.
No segundo capítulo, o e-Book mergulha no desenvolvimento da profissão contábil em Goiás, relatando as conquistas do CRCGO ao longo de suas sete décadas e meia e as vitórias da classe contábil no estado. O terceiro capítulo detalha o processo eleitoral, a composição do plenário e a organização interna do CRCGO, além de apresentar uma linha do tempo e a galeria dos presidentes da entidade, com ênfase nos grandes feitos em prol da profissão em Goiás.
O quarto capítulo é dedicado aos grandes eventos realizados pelo Conselho em diversos municípios goianos, além da atuação constante das comissões temáticas do CRCGO em atividades voltadas ao estudo técnico, eventos especializados e voluntariado. Por fim, o livro encerra com depoimentos emocionantes de pessoas que fizeram parte da história do CRCGO, compartilhando suas experiências afetivas com a entidade.
A obra é resultado de meses de pesquisa em documentos, livros, revistas, relatórios e balanços socioambientais produzidos pelo próprio CRCGO e por outras entidades e autores. A obra traz à tona um valioso conteúdo histórico, fruto de uma colaboração coletiva, que resgata a história da contabilidade e do CRCGO, além de valorizar o legado dos profissionais que contribuíram para a construção da profissão no estado de Goiás.
“Neste livro, os leitores encontrarão não apenas uma cronologia da nossa fundação, dos nossos representantes, dos grandes eventos e da transformação da nossa representatividade perante os órgãos públicos e as entidades privadas do Fórum Empresarial, mas também uma reflexão profunda sobre os desafios e conquistas de uma instituição que, a cada passo, reforça sua relevância e sua missão”, afirmou Sucena Hummel, presidente da instituição.
O eBook foi elaborado pela jornalista Viviane Cristina Maia Gomes, com projeto editorial assinado pelas jornalistas Kamilla Lemes Gonzaga e Viviane Cristina Maia Gomes. A diagramação e o projeto gráfico ficaram a cargo de Wendel dos Reis. A pesquisa e curadoria fotográfica foram realizadas pela equipe de Comunicação e Imprensa do CRCGO, formada por Kamilla Lemes Gonzaga, Thaillyne Rodrigues, Vitor Daniel Carvalho e Carlos Magno Bitencourt. A Coordenação Executiva teve à frente Kamilla Lemes Gonzaga, e a Coordenação Geral foi liderada por Sucena Hummel.
Acesse a obra aqui: https://crcgo.org.br/wp-content/uploads/2024/12/EBOOK_CRCGO_75ANOS_.pdf
Vídeo Institucional
Ainda durante a solenidade de comemoração dos 75 anos de criação do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, além do e-Book, o CRCGO também lançou um vídeo institucional que celebra a jornada da entidade ao longo dos 75 anos. Com imagens impactantes e a história da entidade, o vídeo resgata a importância do Conselho na evolução da profissão contábil em Goiás e destaca seu compromisso com a ética, a transparência e o desenvolvimento constante da classe. O vídeo institucional é uma síntese visual e emocional da história do CRCGO, refletindo a relevância da entidade não apenas para seus membros, mas também para a sociedade goiana como um todo.
“O vídeo traz parte da sua representatividade, ética, valorização profissional e os seus pilares fundamentais para o exercício da profissão: registro, fiscalização e educação continuada. Fico muito feliz com essa trajetória e com o resultado”, destacou Sucena Hummel.
O lançamento do e-Book e do vídeo institucional celebram os 75 anos de jornada do CRCGO e marca um momento de reflexão sobre o legado da entidade, que, ao longo de sua história, tem sido fundamental na valorização da profissão contábil e na construção de um futuro mais ético e transparente para a classe.
75 anos do CRCGO
As sete décadas do CRCGO marcam o legado construído pelo Conselho de Contabilidade em Goiás, mas também a evolução da profissão, que se adapta e se transforma continuamente para atender às demandas do mercado e da economia global. É um momento de reflexão sobre os desafios superados, as conquistas alcançadas e a importância da contabilidade para o crescimento sustentável das empresas e do país.
No Jubileu de Diamante, o CRCGO renova o seu compromisso com a valorização da profissão e com a continuidade da busca pela excelência, pela ética e sempre com foco na formação de profissionais altamente qualificados e na contribuição para o desenvolvimento econômico e social.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues