Blog

CRCGO recebe em Goiânia presidentes do Sistema CFC/CRCs durante reunião mensal de dezembro: em pauta, governança e sustentabilidade

DSC09372 (1)
Destaques

CRCGO recebe em Goiânia presidentes do Sistema CFC/CRCs durante reunião mensal de dezembro: em pauta, governança e sustentabilidade

Na terça-feira, 10 de dezembro, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) sediou a Reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs, evento conduzido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A reunião, que aconteceu nas dependências do CRCGO, em Goiânia, reuniu os presidentes de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade do Brasil para discutir temas relevantes para a classe contábil e o desenvolvimento da profissão no país, além de alinhar as propostas orçamentárias para o exercício de 2025.

A coordenação da reunião ficou a cargo do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas Prado, que iniciou seu discurso agradecendo a receptividade do CRCGO por abrir suas portas e proporcionar esse momento de encerramento das atividades do ano. “É uma grande satisfação estar em Goiás, onde a hospitalidade e a dedicação à profissão são exemplares. Agradeço ao CRCGO por nos receber com tanto carinho e por contribuir significativamente para o fortalecimento da contabilidade no Brasil”, disse Aécio Dantas.

No uso da palavra, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, destacou a honra de receber todos os presidentes e parabenizou os índices de gestão da instituição, especialmente no quesito governança. “É uma grande honra poder receber todos os presidentes e compartilhar as conquistas do nosso estado. O CRCGO se empenha diariamente para promover a ética e a valorização da profissão, sempre em busca da excelência na governança”, afirmou Sucena Hummel.

Durante o encontro, os presidentes dos Conselhos Regionais abordaram uma série de questões relacionadas à regulamentação da profissão, à capacitação contínua dos profissionais, além de discutir estratégias para o fortalecimento do Sistema CFC/CRCs e sua atuação em diversas esferas.

Outro tema pautado foi a política de governança no Sistema CFC/CRCs, conduzido pelo vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim Bezerra, que apresentou o diagnóstico de governança, englobando o painel de controle das práticas dos CRCs e um questionário para avaliar o grau de maturidade dos Conselhos. Ele também abordou os indicadores de governança e o plano de ação, que inclui visitas in loco, cursos de formação e treinamentos com foco em ESG (ambiental, social e governança).

Na ocasião, também foi discutida a aprovação da Carta de Governança de TI, um documento fundamental para otimizar os processos internos e garantir a transparência das ações. Além disso, os presidentes debateram a criação de ações de inclusão e diversidade nos Conselhos Regionais, como forma de promover uma atuação mais inclusiva e representativa dentro da profissão.

O encontro também abordou as Instruções Normativas (Vice-Presidência de Controle Interno) VPCI nº 02/2024 e nº 03/2024, que orientam o encerramento do exercício e a elaboração do processo de prestação de contas pelos Conselhos Regionais, além de detalhar o processo de elaboração do Relato Integrado. Esses regulamentos visam garantir que as entidades contábeis sigam as melhores práticas de gestão e transparência.

Outro tema de grande importância foi a aprovação das propostas orçamentárias para o exercício de 2025, com o objetivo de garantir o bom funcionamento das atividades do Sistema CFC/CRCs no ano seguinte. O encontro também trouxe à tona as normas de sustentabilidade e capacitação dos profissionais, com o intuito de atualizar os contadores em relação às novas demandas do mercado e às exigências legais.

Entre as inovações discutidas, o presidente Aécio Dantas adiantou sobre o convênio com o IRB e Atricon, que visa capacitar auditores governamentais. Também foi iniciado o debate sobre o Projeto de Lei nº 3.178/2024, que altera a Lei nº 1.411/1951, regulando a profissão de economistas e trazendo novas diretrizes para a área.

Além das discussões formais, o evento se caracterizou como uma oportunidade única de troca de experiências e boas práticas entre os presidentes dos Conselhos Regionais. Ao longo da reunião, estratégias para melhorar a atuação dos Conselhos nas diversas regiões do Brasil foram compartilhadas, fortalecendo a cooperação e o compromisso de todos com o desenvolvimento da classe contábil.

Ao final da reunião, foi enfatizada a importância da união e do trabalho conjunto no Sistema CFC/CRCs para a consolidação das diretrizes debatidas, reforçando o papel estratégico dos contadores no crescimento econômico e social do país.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes e Thaillyne Rodrigues

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?