<strong>1ª Jornada Contábil do CRCGO: Imersão no Imposto de Renda 2023 ultrapassa 2,5 mil visualizações em 24 horas</strong>

De forma gratuita, experiência é inédita no país e traz temáticas como novidades no programa do IRPF 2023, destinações solidárias e contabilidade para o produtor rural

De forma gratuita e inédita, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promoveu um evento de 24 horas para tratar detalhadamente todas as temáticas envolvendo o Imposto de Renda, nomeada 1ª Jornada Contábil CRCGO: Imersão no Imposto de Renda 2023. A live, transmitida pelo canal no YouTube da entidade, teve apoio do Sescon-Goiás e da Receita Federal em Goiânia (RFB), e teve início às 6h da segunda-feira (20/03) e se encerrou às 5h59 de terça-feira (21/03). O evento reuniu mais de 2.500 visualizações durante o período de transmissão.

A abertura do evento foi feita pela presidente do CRCGO, Sucena Hummel, e o vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo, que pontuaram todas os temas que seriam abordados ao longo das 24 horas, dentre elas o programa do IRPF, novidades e tira-dúvidas dos contribuintes, destinações solidárias e contabilidade para o produtor rural.

O auditor fiscal da RFB, Jorge Martins, apresentou as principais novidades do Imposto de Renda, bem como o calendário, a declaração pré-preenchida e prioridade para quem optar por receber a restituição via PIX. O auditor aproveitou a oportunidade também para preencher os formulários de forma prática, demonstrando aos telespectadores a forma correta de inserir informações no portal e-CAC da RFB, evitando erros e penalidades com o fisco.

Segundo Hummel, a iniciativa tem como objetivo chave reforçar a missão institucional da entidade no que diz respeito ao ensino da formação profissional e disseminar conhecimento para toda a população. “Ocasiões em que os contadores atuam no IRPF e pessoas físicas que são obrigadas a declarar nos chama atenção anualmente. São dúvidas e questionamentos que sempre surgem neste período e é de nossa responsabilidade, junto com os parceiros da Receita Federal, que a educação continuada seja aplicada. Nosso objetivo é levar de forma mais acessível e abrangente esse conhecimento ao maior número de público possível. Por isso, deixaremos o evento disponível em nosso canal, para que todos que tenham interesse possam assistir a qualquer momento”, afirma.

Destinações do Imposto de Renda Solidário

A campanha do Imposto de Renda Solidário também foi uma temática forte trazida no evento. O propósito do CRCGO ao dedicar uma hora completa para o assunto foi enfatizar ao público sobre a possibilidade de destinação de até 6% do imposto devido para instituições devidamente cadastradas no Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e ao Fundo do Idoso. Para dialogar e orientar sobre o tema, além de fortificar a campanha, estiveram o vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo, o vice-presidente de Registro, Marcelo Cordeiro, e o auditor fiscal da RFB, José Aureliano.

Atividade Rural

Sobre a atividade rural, um dos temas mais complexos envolvendo a prestação de contas com a Receita Federal, o produtor deve se atentar ao que deve ser declarado. Na ocasião, foram abordadas as principais leis, normas, prazos, multas e categoria ou propriedade em que o contribuinte se enquadra. Foi ressaltado ainda que, além de declarar o IRPF, os produtores rurais devem preencher a ficha de atividade rural para informar os dados do imóvel, receitas, movimentação de rebanho e dívidas.

O vice-presidente Administrativo do CRCGO reiterou que o projeto aborda ainda subtemas do tributo como Obrigatoriedade de Entrega da Declaração de Ajuste; Malhas Fiscais: Cruzamento de Informações Entregues nas Obrigações Acessórias; Erros Comuns ao Preencher a Declaração; Regularização de Pendências de Declarações Retidas na Malha Fina; Declaração de Bens e dívidas; Ganho de Capital e Distribuição de lucro; Como Declarar Espólio, Aplicações Financeiras no Imposto de Renda: Renda Fixa e Variável. “Mesmo dando uma atenção especial para cada possível assunto de dúvida, pensamos ainda naquele contribuinte ou profissional da contabilidade que por algum motivo não conseguiu acompanhar algo que era do seu interesse. Para isso, o Jorge Martins comandou um momento de tira-dúvidas na madrugada para esclarecer esses questionamentos”, diz.

Confira as fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/12lDKjGiJKGXUUE2dUqO05Ptd6zkcRLMF?usp=sharing

Assista a parte 1 da live: https://www.youtube.com/live/pyu9bHxdeZU?feature=share

Assista a parte 2 da live: https://www.youtube.com/live/hxrJDac6dc8?feature=share

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada