Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural aborda os impactos da Reforma Tributária no agronegócio e Holding Rural

WhatsApp-Image-2024-03-01-at-15.58.24

Foto: Imagens da Assessoria Faeg/Senar

A 5° edição do Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural, promovido pelo Sistema Faeg/Senar Goiás em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), reuniu mais de 300 participantes. O evento ocorreu na sexta-feira, 1º de março, no Castro’s Park Hotel. Com participação massiva, a edição deste ano evidencia o crescente interesse e a necessidade de atualização dos contadores, advogados e demais profissionais que atuam no setor agropecuário.

Durante o pronunciamento, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel falou sobre a relevância das filiações aos sindicatos, o que resulta no fortalecimento da categoria e suas ideais, e também a receptividade da Faeg/Senar. “Essas duas casas não medem esforços quando o assunto é o aperfeiçoamento profissional dos profissionais da contabilidade. E o desenvolvimento e aprimoramento das práticas contábeis no contexto rural são de extrema relevância para o cenário tributário atual que vivemos”, comentou.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner evidenciou a parceria de anos com o CRCGO. “Andamos juntos e não é de hoje. Em todo lugar, a atividade econômica move o Estado, move o país e, sem dúvidas, os temas aqui hoje são relevantes. Tivemos uma reforma tributária, que está em andamento ainda, e ela vai impactar todos os setores, entre eles, o produtor rural e a vida de todas as pessoas. E aqui é uma oportunidade de agregar conhecimento, trazendo inovações, inclusive, nas sucessões familiares e holdings – que estão crescendo a cada dia”, comentou Schreiner, desejando muita troca de conhecimento aqui e que os participantes retornem aos seus municípios, oferecendo novidades convertidas em serviços prestados para a população e empresas”, afirmou.

Lançamento da Campanha Leão Solidário
O evento abordou uma ampla gama de temas relacionados ao aspecto societário e tributário do agronegócio, e entre eles, aconteceu o lançamento da Campanha do Imposto de Renda Solidário. A iniciativa conta com o apoio do CRCGO, Receita Federal e Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). O vice-presidente Administrativo do Conselho, Henrique Ricardo Batista, apresentou o passo a passo de como os contribuintes que declaram o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) podem contribuir, principalmente o setor do agronegócio, que destinam expressivos resultados nos municípios goianos.

O supervisor do programa do IR em Goiás, o auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins explicou aos presentes sobre a participação dos contadores na conscientização e como o Fisco atua na campanha, abraçando a causa social e mobilizando diversos municípios a enfatizarem a possibilidade de destinar. No âmbito do MPGO, o Órgão atua no engajamento da Campanha, no fortalecimento e transparência dos recursos arrecadados e como cada Fundo de Amparo à Criança, Adolescente e a Pessoa Idosa vão prestar contas do uso desses recursos. É o que reforçou o promotor de justiça do MPGO, Marcelo Machado.

Impactos da Reforma Tributária no Agronegócio
Temas da atualidade fizeram parte do cronograma de palestras do Seminário de Gestão da Contabilidade Rural. Para iniciar os trabalhos, o palestrante e advogado, Silvio Crepaldi e o instrutor e contador, Marciel Augusto abordaram as perspectivas diante da Reforma Tributária e os seus Impactos para o setor do Agronegócio. Ao final, os palestrantes responderam os questionamentos da plateia em um bate-papo explicativo e interativo. O Fórum de Debates foi conduzido pelo gerente de contabilidade do Senar/Goiás, Gustavo Carles.

Holding Rural e Planejamento Sucessório
Na parte da tarde, a rodada de palestras teve início com o contador e professor Ademir Junior que trouxe à luz o tema Holding Rural e Planejamento Sucessório, englobando a parte contábil. Na sequência, o advogado Felipe Esteves explanou do ponto de vista jurídico o mesmo assunto, demonstrando que essa é uma pauta que ambas as profissões devem estar alinhadas. Para finalizar, o Fórum de Debates trouxe os questionamentos dos participantes esclarecendo suas dúvidas de forma assertiva e participativa.

A 5° edição do Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural discutiu as rotinas contábeis, fiscais e trabalhistas, considerando todas as exigências legais vigentes. Os participantes puderam atualizar seus conhecimentos, trocar experiências e buscar soluções para os desafios cotidianos enfrentados no ambiente rural.

Confira todas as fotos aqui.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, Thaillyne Rodrigues e Vitor Carvalho