Representantes do CRCGO palestram para alunos de Ciências Contábeis de Anicuns e Universidade Federal de Goiás

WhatsApp Image 2024-04-30 at 16.52.24

Comemorando a semana do Profissional da Contabilidade, os representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) estiveram presentes em instituições de ensino para estreitar parceria e aprimorar conhecimento aos alunos do curso de Ciências Contábeis das faculdades. O vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO, Henrique Ricardo e o conselheiro, José Gilmar Carvalho realizaram as ações com temas relevantes para os estudantes.

Na Faculdade de Anicuns, no último dia 24 de abril, durante a sua 23° edição da Jornada de Ciências Contábeis da instituição, o conselheiro José Gilmar apresentou aos alunos a atuação do Conselho no âmbito de relacionamento institucional, o que proporciona reconhecimento e valorização da profissão contábil. Em sua palestra, ele abordou ainda sobre a evolução da profissão contábil e perspectivas do mercado de trabalho.

Conforme explicou, a profissão contábil é fascinante e está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico, tecnológico e regulatório ao longo do tempo. O desenvolvimento ciência contábil, somado às tecnologias de informação e comunicação revolucionou a profissão contábil. “Hoje temos softwares de contabilidade, sistemas e inúmeras ferramentas de análise de dados. Isso têm simplificado e agilizado muitos processos contábeis, permitindo aos profissionais focarem em análises mais estratégicas e de aconselhamento ao setor produtivo, por exemplo”, evidenciou.

Participaram da mesa diretiva o coordenador geral de cursos da Faculdade de Anicuns, Diorgenes de Castro Ferreira; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Cláudio Aparecido de Castro e o professor Mestre, Cristiano Soares Pinto.

Já no dia 26 de abril, os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberam uma palestra ministrada pelo vice-presidente Henrique Ricardo Batista. Com o tema “O papel essencial do contador na geração de informações para tomada de decisão estratégica”, a palestra foi uma oportunidade ímpar para os estudantes compreenderem a relevância estratégica da contabilidade no mundo corporativo atual.

Durante sua apresentação, o vice-presidente Henrique Ricardo compartilhou sua experiência e conhecimento sobre o papel do contador como agente fundamental na geração de informações estratégicas para as empresas. Ele enfatizou a importância de os contadores desempenharem suas funções com excelência e profissionalismo, destacando as competências essenciais necessárias para se destacar no cenário moderno.

Uma das principais ênfases da palestra foi a discussão sobre as ferramentas e técnicas disponíveis para os contadores fornecerem dados relevantes e precisos para as tomadas de decisão estratégica. Henrique Ricardo compartilhou sobre como utilizar tecnologias inovadoras e metodologias eficazes para otimizar o processo de geração de informações contábeis e financeiras, capacitando os contadores a contribuir de maneira significativa para o sucesso das organizações.

Na mesma noite, retomando as palestras acerca da evolução na contabilidade e retornando a turma noturna de contabilidade, o conselheiro José Gilmar esteve na UFG, para encerrar a semana dedicada ao curso de Ciências Contábeis. Durante todo o dia, a coordenadora do curso de Contábeis da UFG, Selma Ferreira recepcionou os presentes no auditório da instituição de ensino, juntamente com demais integrantes da Universidade.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo e Kamilla Lemes.