RedeSim: CRCGO e Juceg viabilizam na Prefeitura consulta prévia para abertura de empresa de forma automatizada

188fc2eae099ffd1522197ca398247ea
Destaques

Ótima notícia aos profissionais da contabilidade e empresários de Anápolis. Foi dado o primeiro passo para implantação completa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no município. A consulta prévia de forma automatizada foi habilitada nesta terça-feira (12/12) e o processo vai facilitar a abertura e o registro de empresas, reduzindo burocracias em várias esferas.

O pontapé inicial para que a adaptação pudesse ocorrer é fruto de uma parceria do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). A presidente do Regional, Sucena Hummel, reforça que, com o empenho da delegacia regional da entidade e dos conselheiros no município, mais uma vez a classe contábil será beneficiada. “Essa modernização facilita e muito a rotina do contador, que consegue, em um único documento, obter respostas em curto prazo e contribuir na melhoria da economia goiana. Esse é o passo em que, lá atrás, quando começamos a conversar e buscar essa integração para Anápolis, acreditávamos que daria certo”, comenta.

Em março deste ano, as duas autarquias se reuniram com a Secretaria de Economia do município e Receita Federal, e o encontro resultou na criação de um grupo de técnico de trabalho, a fim de discutir as principais necessidades para o projeto acontecer. A equipe ficou sob a coordenadoria da Junta, além de integrantes da área de Tecnologia da Informação da prefeitura e secretaria de Industria, membros da Juceg, CRCGO e diretoria da Receita Municipal.

A integração de Anápolis, uma das maiores cidades de Goiás, à Redesim é um marco importante e trará vários benefícios imediatos ao município, na opinião do presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira. “Imagine a economia de tempo que o empresário e seu contador terão em ter, em um único ambiente virtual, todos os entes necessários para se constituir uma empresa e ter seu CNPJ em mãos em questão de poucas horas. É compromisso do Governo de Goiás, por meio da Juceg, de facilitar a vida do empresário e é isso que estamos fazendo ao digitalizar e desburocratizar processos. Todos os 246 municípios goianos estão sensibilizados para a Redesim”, explica Euclides.

Antes, usuários que queriam solicitar a abertura de empresa na Junta Comercial e enviavam os processos para as prefeituras analisarem, não obtinham respostas de deferimento ou indeferimento sobre em curto prazo. Agora, com a consulta prévia implantada e de forma automatizada, os empreendedores de Anápolis terão retorno em tempo real, o que antes levava um prazo de até 24 horas, de acordo com relatos da Junta.

O conselheiro do CRCGO e atual vice-presidente da Juceg, Francisco Canindé Lopes destaca que a ação vai facilitar para todos os envolvidos. “O empresário tem um sonho, ele contrata um profissional da contabilidade e ele entra em ação para tornar esse ideal possível. Agora, na prefeitura, temos a felicidade em poder contribuir para com a nossa classe contábil goiana e também com o poder público, por meio da Juceg, onde colaboramos com a implantação do sistema facilitado”, diz.

A Redesim

Na Redesim estão os órgãos de registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OABGO), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. Com o sistema, a prefeitura que integra no sistema unificado reduz a burocracia necessária para abertura de empresas, fazendo com que o empreendedor e também os contadores ganhem tempo e acelerem todos os trâmites processuais.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes / Imagem da Goiás Turismo