Professor doutor Valdir Mendonça: Técnica, excelência e inovação na contabilidade de Goiás

A Vice-Presidência Técnica assume uma posição de destaque no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). Ela oferece suporte e orientação essenciais para os profissionais da contabilidade. O responsável por coordenar é o contador, professor Doutor com mais de 40 anos de contribuição em prol dos contadores em Goiás, Valdir Mendonça Alves, que compartilha seus conhecimentos na lida diária à frente da Vice-Presidência.

Atuando lado a lado com os profissionais da contabilidade em Goiás, a Vice-Presidência Técnica possui em seu rol de principais funções, coordenar a Câmara Técnica, que é responsável por examinar normas, desenvolver estudos e assessorar as práticas de governança. Além disso, a Vice-Presidência Técnica trabalha em estreita colaboração com as comissões temáticas e grupos de trabalho do CRCGO para uniformizar a estrutura e competências internas do Conselho. Sua atuação visa garantir a excelência na aplicação das normas contábeis, fornecendo informações atualizadas e relevantes para a classe contábil, e contribuindo para o crescimento profissional dos contadores em Goiás.

Na entrevista exclusiva desta semana, conversamos com o vice-presidente de Técnica para entender o papel e os desafios enfrentados pela recente atribuição. Ele aborda sobre os objetivos da Câmara, os principais assuntos em pauta e como a Vice-Presidência Técnica se mantém atualizada em meio às constantes mudanças nas normas contábeis.

Sendo a sua vice-presidência a mais nova do CRC Goiás, qual será o papel da Câmara Técnica na Entidade e quais benefícios aos profissionais da contabilidade?

V: A motivação pela criação da Câmara Técnica no CRCGO decorre da necessidade de promover estudos ligados à nossa área profissional, que abrange uma ampla gama de atividades com regulamentações específicas. A câmara tem como objetivo subsidiar uma excelente atuação dos contadores, examinando normas, coordenando ações e assessorando em práticas de governança. Isso beneficiará diretamente os profissionais da contabilidade, oferecendo suporte técnico e orientações fundamentais para o exercício da profissão.

Quais os principais desafios que vocês enfrentam?

V: Considerando o grande volume de normas e procedimentos, tanto profissionais quanto fiscais, nosso principal desafio é desenvolver estudos em tempo hábil para produzir informes relevantes para a categoria profissional. No entanto, estamos comprometidos em superar esses desafios e garantir que a câmara técnica cumpra sua missão com excelência.

Quais são os principais objetivos da Câmara Técnica e quais os principais assuntos que serão trazidos para a classe contábil?

V: Os objetivos da Câmara Técnica incluem o desenvolvimento de estudos para uniformizar a estrutura e competências das comissões temáticas, além de assessorar em projetos de boas práticas de governança. Os principais assuntos abordados serão aqueles relacionados às normas profissionais, que englobam aspectos gerais e técnicos da profissão contábil. Nosso objetivo é contribuir para o crescimento profissional dos contadores, fornecendo informações atualizadas e relevantes para a classe contábil.

Como a vice-presidência técnica se mantém atualizada a respeito das mudanças nas normas contábeis?

V: Além de nossa vasta experiência na profissão e na docência universitária, contamos com a participação na Câmara de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (Cepec). Com essa participação, recebemos informações mensais sobre questões técnicas relacionadas à profissão contábil em todo o Brasil. Essa atualização constante nos permite estar sempre à frente das mudanças e contribuir efetivamente para nossa profissão.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Kamilla Lemes.