Presidente participa no CFC da última Reunião Plenária de 2023 com deliberações importantes em prol classe contábil
Presidente participa no CFC da última Reunião Plenária de 2023 com deliberações importantes em prol classe contábil
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel e a chefe de gabinete, Priscilla Rodrigues participaram, entre os dias 06 e 07 de dezembro em Brasília, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) da 1.103ª Reunião Plenária Ordinária com a participação de demais membros da diretoria do Sistema CFC/CRCs. Conselheiros, membros do conselho editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), e os vencedores do prêmio Olivio Koliver estiveram presentes. O encontro mensal foi o último de 2023, e em clima de despedida e finalização de ciclo, os participantes discutiram agendas cruciais relacionadas aos profissionais da contabilidade.
Dentre os destaques da reunião, esteve a oficialização da Eleição dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de 2023, cujos resultados foram publicados previamente no Diário Oficial da União (DOU) em 13 de novembro – mais detalhes podem ser encontrados aqui. As discussões também abordaram a Resolução CFC nº 1.616/21, que trata do Regimento Interno do CFC. Além disso, os presentes aprovaram uma resolução que trata da gestão do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e uma minuta de resolução que aprova a versão 3.4 do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para o biênio 2024-2025.
Demais minutas, resoluções e normas integraram momentos de deliberação na plenária. Foram aprovadas a revisão de Normas nº 22, que equivale no CPC a Revisão de Pronunciamentos Técnicos nº 24 que trata da Reforma Tributária Internacional, das regras do Modelo Pilar Dois e Acordos de Financiamento de fornecedores; e a revisão de Normas nº 23, equivalente no CPC a Revisão de Pronunciamentos Técnicos nº 25 que trata de alterações no CPC PME da Reforma Tributária Internacional e regras Modelo do Pilar Dois.
Na oportunidade, os presentes também dispuseram sobre a NBC TG 18 (R4), que equivale ao CPC 18 (R3), sobre o investimento em coligada e em empreendimento controlado em conjunto correlacionados às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 28.
Outra resolução normativa significativa foi a ITG 2003 (R2), recentemente submetida à audiência pública, que trata de Entidades Desportivas e oferece nova redação à normativa. Essa interpretação técnica geral substitui a ITG 2003 e sua alteração (R1), alcançando plena convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade, além de eliminar divergências criadas anteriormente por meio de regras de transição. A minuta e suas respectivas alterações aplicam-se a entidades desportivas profissionais e não profissionais.
Na ocasião, os vice-presidentes apresentaram relatos de suas respectivas áreas. O presidente do CFC, Aécio Dantas, realizou a entrega do Prêmio Olivio Koliver. Os vencedores, Thales Spinelli Maximo Lins e Dimas Barreto de Queiroz, escreveram o artigo intitulado “Rent Seeking e o Processo de Distribuição de Limite Orçamentário às Universidades Públicas Federais”. O material está disponível na edição especial n. 258 da RBC que recebeu artigos sobre o incentivo ao desenvolvimento das pesquisas em Ciências Contábeis no país e temas de relevância para a profissão.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes com informações do CFC