Presidente do CRCGO prestigia junto ao Governo de Goiás lançamento do Portal de Autorregularização para contribuinte de ICMS

WhatsApp Image 2024-01-10 at 16.33.13
Destaques

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel acompanhou nesta manhã (10/01) o lançamento do Portal de Autorregularização, que traz novos recursos para facilitar a regularização espontânea de contribuintes de ICMS com pendências com a Receita Estadual. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia.

As novas funcionalidades do sistema de autorregularização (AutoReg), permite que o contribuinte faça a regularização espontânea de forma mais simples e rápida, sem burocracia, aproveitando assim as vantagens oferecidas. Diversas lideranças integrantes do Fórum Empresariais e profissionais da imprensa acompanharam as informações da plataforma.

Com a presença do Governador, Ronaldo Caiado, a Secretária de Economia, Selene Peres Peres enalteceu que “a ação representa uma nova cultura na pasta e governo, com uma relação muito mais próxima, mais fácil, transparente e totalmente desburocratizada para o contribuinte. Queremos dar oportunidade das empresas se regularizarem. Estamos expedindo malhas fiscais onde mais de de 22 mil contribuintes serão contactados e eles poderão abrir esse comunicado e acessar o portal para estar em dia com o Estado”, explicou.

Já a presidente Sucena Hummel enfatizou que a oportunidade que as empresas vão ter de ficar em dia, de regularizarem até para movimentar um pouco a economia deve ser vista com atenção. “Até mesmo pela incerteza que estamos vivendo por conta das mudanças da Reforma Tributária, é uma insegurança muito grande. Então isso permite que o contribuinte, os empresários, se regularizem, e possam fomentar ainda mais negócios para Goiás”, disse.

Hummel enalteceu ainda o relacionamento institucional entre o Conselho e o Governo de Goiás – entre suas diversas secretarias, principalmente a Economia, o que resulta em uma colheita positiva para a situação econômica do Estado. “As portas abertas que temos é extremamente importante. O CRCGO irá trabalhar com ênfase junto à classe contábil para disseminar o programa de autorregularização, visando a adimplência dos contribuintes e orientação técnica por parte dos contadores”, concluiu.
O Governador, Ronaldo Caiado disse aos diversos líderes empresariais do setor produtivo que a imagem punitiva diante de dívidas não deve ser enfatizada. “Sempre fui muito crítico quanto a isso. Peço sempre para os nossos servidores que a gente possa, cada vez mais, promover gestos de abertura para abrir discussões e ser, principalmente, educativos diante da sociedade, em uma convivência harmônica e que cheguemos à bons resultados para a nossa economia”, pontuou Caiado.

A autorregularização é um importante instrumento, de caráter permanente, que está sendo intensificado pela Secretaria da Economia. É uma oportunidade oferecida ao contribuinte para sanar as pendências com o fisco, antes da ação fiscal, sem o pagamento de encargos.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes