Blog

Presidente do CRCGO palestra no VI Encontro Estadual sobre Gestão e Transparência dos Fundos Municipais da Pessoa Idosa

DSC08528
Noticias

Presidente do CRCGO palestra no VI Encontro Estadual sobre Gestão e Transparência dos Fundos Municipais da Pessoa Idosa

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou nesta quarta-feira (01) do VI Encontro Estadual – Gestão e Transparência dos Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado no Ministério Público de Goiás (MPGO). O evento reuniu representantes de conselhos municipais, gestores públicos, profissionais da contabilidade, lideranças sociais e autoridades comprometidas com a valorização e a defesa dos direitos da pessoa idosa.

Na abertura do evento, Sucena compôs a mesa diretiva ao lado de diversas autoridades, entre elas a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Sandra Mara Garbelini; o coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional (CAODH), promotor de Justiça André Lobo Alcantara Neves; o coordenador da Área do Patrimônio Público, Eleitoral e Terceiro Setor, promotor de Justiça Tommaso Leonardi; o deputado estadual Ricardo Quirino; o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi-GO), Yan Guedes Ferreira; o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Jorge Francisco; o representante do Tribunal de Contas dos Municípios (TCMGO), Horácio de Moura; e a presidente interina do Conselho Municipal do Idoso de Goiânia, Márcia Friedrich.

Além de integrar a mesa diretiva, Sucena também palestrou ao lado da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Silvânia, Márcia Maria. Juntas, elas abordaram o tema “Boas práticas de arrecadação de recursos para o fundo do idoso com Imposto de Renda”, enfatizando a relevância da contabilidade e da mobilização social para potencializar os recursos destinados às políticas públicas de atenção à pessoa idosa.

Segundo Sucena Hummel, a contabilidade tem papel estratégico nesse processo. “A destinação de parte do Imposto de Renda para os fundos municipais é uma ferramenta poderosa de transformação social. Com orientação adequada e a participação dos profissionais da contabilidade, é possível aumentar a captação de recursos, garantindo que esses valores sejam aplicados de forma transparente e eficaz em projetos que beneficiam diretamente a população idosa. É uma forma de unir cidadania, responsabilidade social e compromisso ético da nossa profissão”, afirmou.

A presidente Márcia Maria também ressaltou a relevância da parceria entre os conselhos e o engajamento da sociedade. “Precisamos sensibilizar cada vez mais pessoas sobre a importância de contribuir com os fundos do idoso. Quando todos compreendem que não se trata de um custo, mas sim de um investimento social, conseguimos fortalecer as políticas públicas e garantir qualidade de vida para quem tanto já contribuiu com a nossa sociedade. A união entre os conselhos, órgãos públicos e a contabilidade é fundamental para que esses recursos sejam aplicados com responsabilidade e transparência”, destacou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?