Blog

Presidente do CRCGO marca presença na inauguração do Museu do Registro Empresarial Goiano, durante celebração dos 298 anos da Cidade de Goiás

DSC05734
Noticias

Presidente do CRCGO marca presença na inauguração do Museu do Registro Empresarial Goiano, durante celebração dos 298 anos da Cidade de Goiás

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou, nesta terça-feira (29/7), da inauguração do Museu do Registro Empresarial Goiano, na histórica Cidade de Goiás. A cerimônia integrou a programação oficial da transferência dos poderes estaduais, em comemoração aos 298 anos do município.

O evento reuniu autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil para celebrar os 125 anos da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). A nova unidade museológica resgata a trajetória dos registros mercantis em Goiás e reforça o protagonismo do empreendedorismo na história econômica regional.

Durante a cerimônia, Sucena Hummel representou a classe contábil e ressaltou a importância do museu como ferramenta de valorização da memória empresarial e de incentivo à cultura empreendedora. “O Museu do Registro Empresarial Goiano é mais do que um espaço de memória, é um marco institucional que inspira futuras gerações e reforça o papel dos profissionais da contabilidade na formalização e desenvolvimento dos negócios em nosso Estado”, afirmou a presidente.

O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, classificou o momento como um marco na história da instituição e exaltou o simbolismo da data. “Estamos deixando um legado que eterniza a trajetória do progresso e do empreendedorismo goiano. Este museu conduz os visitantes por uma jornada que narra a evolução da Juceg e do registro empresarial no Estado, reforçando o papel dos empresários visionários que, geração após geração, contaram com o poder público como aliado. Hoje, sob a liderança do governador Caiado, testemunhamos uma transformação contínua”, declarou.

Na sequência, o governador Ronaldo Caiado destacou os avanços promovidos pela atual gestão da Juceg, que saltou da última colocação nacional em eficiência para uma das referências no atendimento ao empresariado. “Com uma progressão importante na qualificação da estrutura e na eficiência do atendimento ao empresariado goiano, saímos da 27ª posição e somos hoje um modelo em celeridade, com tecnologia moderna utilizada para facilitar a vida dos cidadãos”, afirmou.

Caiado também enfatizou o empenho do Governo de Goiás na desburocratização dos processos de abertura de empresas:“Fizemos com que mais de 960 Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) fossem excluídos das exigências iniciais obrigatórias. Isso permitiu ao cidadão avançar na instalação do seu negócio de forma gradativa, facilitando a vida de quem quer empreender”, explicou.

Além do museu, foram inauguradas no mesmo local a nova sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), seccional na Cidade de Goiás e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). A programação também contou com o lançamento do livro “Juceg – 125 anos do Registro Empresarial Goiano”, de autoria do jornalista Leandro Resende.

Registro Empresarial em Goiás

O Museu do Registro Empresarial Goiano abriga em seu acervo documentos históricos como os primeiros livros de registro do Estado, manuscritos, fotografias, atas e um painel com os ex-presidentes da Juceg. O espaço foi estruturado para valorizar a memória institucional da Junta Comercial e promover a educação empreendedora como instrumento de desenvolvimento econômico e social.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla lemes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?