Blog

Presidente do CRCGO destaca parceria entre a Juceg e a Contabilidade na inauguração do Museu Goiano do Registro Empresarial

WhatsApp Image 2024-11-13 at 10.08.32-
Destaques / Noticias

Presidente do CRCGO destaca parceria entre a Juceg e a Contabilidade na inauguração do Museu Goiano do Registro Empresarial

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou da inauguração do Museu Goiano do Registro Empresarial, na manhã de terça-feira (12/11), na sede da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), em Goiânia. O evento celebrou a preservação da história do registro empresarial em Goiás, além de marcar o início das comemorações dos 125 anos da Juceg, que será celebrado em 2025.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o conselheiro do CRCGO e vice-presidente da Juceg, Francisco Lopes Canindé, e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/GO), Luis Alberto Pereira. Também estiveram presentes representantes de outras entidades do setor empresarial e servidores da Juceg.

Durante a cerimônia, Sucena Hummel destacou a importância da parceria entre a Juceg e os profissionais da contabilidade para a formalização e a transparência dos registros empresariais. Para ela, a precisão e a seriedade dos registros são garantidas pela atuação dos contadores, que asseguram a qualidade e a legalidade das informações inseridas na Junta Comercial. A presidente ainda destacou que: “A história tem que ter continuidade, tem que ser registrada”,salientou parabenizando a iniciativa da Junta Comercial.

“Falo sempre da importância que tem a Junta Comercial para a economia de Goiás. A Juceg é a porta de entrada da arrecadação do nosso Estado, onde tudo começa. É aqui que as empresas se formalizam, e essa parceria com os contadores tem sido fundamental. Um registro bem feito depende de um bom profissional da contabilidade. E é com essa colaboração que garantimos a continuidade da história e o crescimento das empresas goianas”, afirmou Sucena.

Em seu discurso, o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, enalteceu os avanços que a Junta Comercial teve nos últimos cinco anos.

“Em 2019, quando assumimos, tínhamos uma Juceg manual. Hoje, a Junta é 100% digital. Então, o que a gente vê aqui, o que a gente quer contar, é a evolução dessa história, do que a Junta faz, que é transformar o sonho do empresário em algo real, palpável. E mostrar de uma forma que todos possam entender como isso (os registros) foi criado”, declarou Barbo.

O Museu Goiano do Registro Empresarial

O Museu Goiano do Registro Empresarial, que foi inaugurado como parte das celebrações do aniversário da Juceg, é um espaço que resgata a memória e a trajetória da Junta Comercial de Goiás. O museu conta com documentos históricos, livros de atas e equipamentos antigos utilizados pela autarquia, como a chancela perfuradora e a chancela de pressão. O espaço também possui uma galeria de fotos de ex-presidentes e um vídeo interativo que narra a história do registro mercantil em Goiás, desde a fundação da Juceg em 1900.

O Museu Goiano do Registro Empresarial será inaugurado em duas sedes: uma em Goiânia e outra na cidade de Goiás. O projeto tem curadoria do jornalista Leandro Resende, que também está escrevendo um livro sobre a história do registro mercantil no estado, uma obra que promete ser um importante legado para as futuras gerações.

Para isso, a Juceg pretende criar um departamento para cuidar do correto arquivamento das informações. Também faz parte das intenções da Juceg a criação de um museu itinerante, que deve percorrer escolas, principalmente no interior, para mostrar todo esse material histórico.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação do CRCGO, Thaillyne Rodrigues

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?