Blog

Prefeitura de Aparecida de Goiânia convoca contadores para recadastramento obrigatório; CRCGO reforça regularidade do exercício profissional e segurança para as empresas

CIDADE-ADMINISTRATIVA-scaled
Destaques

Prefeitura de Aparecida de Goiânia convoca contadores para recadastramento obrigatório; CRCGO reforça regularidade do exercício profissional e segurança para as empresas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou no Diário Oficial do Município, no dia 3 de setembro de 2025, o edital de chamamento público para cadastramento, recadastramento e credenciamento de contadores e organizações contábeis junto à Secretaria da Fazenda. O processo, que será realizado exclusivamente de forma on-line por meio do site www.aparecida.go.gov.br, ficará aberto no período de 15 de setembro a 31 de outubro de 2025.

De acordo com o edital, todos os profissionais da contabilidade e empresas do setor, estabelecidos ou não em Aparecida de Goiânia, deverão estar devidamente credenciados. Aqueles que atuam no município de forma irregular, sem inscrição municipal, terão de providenciar a regularização com a inscrição e o credenciamento.

“A atualização cadastral dos profissionais da contabilidade é fundamental para garantir não apenas a regularidade do exercício da profissão, mas também a segurança das empresas que contam com os serviços técnicos dos contadores. O CRCGO apoia essa iniciativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e reforça a importância de que todos os profissionais atendam ao chamamento dentro do prazo, evitando transtornos futuros e assegurando maior transparência e eficiência nas relações entre o fisco e os contribuintes”, destaca a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel.

O chamamento prevê duas etapas: a primeira destinada ao credenciamento de contadores que ainda não possuem registro válido no exercício vigente, mediante apresentação de documentos como contrato social, documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e a Declaração de Habilitação Profissional (DHP), emitida pelo Conselho Regional de Contabilidade; e a segunda etapa voltada à atualização de responsabilidades técnicas, para inclusão ou exclusão de profissionais responsáveis, que exige a apresentação de procuração ou contrato de prestação de serviços, além de declaração eletrônica de veracidade das informações prestadas. A Secretaria da Fazenda poderá solicitar documentos complementares antes de homologar cada processo.

Automatização

O edital também anuncia mudanças importantes para os próximos anos. A partir de 2026, o credenciamento será automatizado. Para contadores não estabelecidos no município, a taxa correspondente será lançada automaticamente e o credenciamento renovado mediante pagamento. Já para aqueles que possuem estabelecimento em Aparecida de Goiânia, a renovação ocorrerá junto com o pagamento da Taxa de Alvará de Funcionamento. Nos casos em que o profissional ou organização contábil deixar de atuar junto a contribuintes do município, será necessário solicitar formalmente o descredenciamento, evitando a cobrança da taxa de credenciamento.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, a atualização cadastral é essencial para manter a base de dados do município organizada e confiável, contribuindo para dar maior agilidade aos processos fiscais e segurança às empresas e profissionais envolvidos. Dúvidas e informações adicionais poderão ser obtidas diretamente nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Acesse o edital na íntegra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes | Imagem, reprodução

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?