Integrantes do CRCGO aborda Reforma Tributária no 1º Simpósio de Contabilidade de Aparecida de Goiânia
Integrantes do CRCGO aborda Reforma Tributária no 1º Simpósio de Contabilidade de Aparecida de Goiânia
Na noite desta quarta-feira (21/08), aconteceu o 1º Simpósio de Contabilidade de Aparecida de Goiânia reuniu diversos contadores e empresários, com o intuito de promover atualização profissional e network. O evento foi uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial do município (Aciag), e contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás), Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) e da Agência de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação do Coração Goiano (Adesgo).
O Seminário reforçou as conexões com a classe contábil, abrindo portas para novas oportunidades de negócios, de parcerias e também para a construção de uma rede sólida para contribuir com o empresariado a alcançar novos patamares de carreira. Entre os temas abordados, foram destaques o ‘Impacto da Reforma Tributária no Simples Nacional’, ‘Soluções Tributárias’, ‘Comitê Permanente de Desburocratização’.
Pelo CRCGO, o presidente em exercício, Henrique Ricardo Batista; o coordenador da comissão de Contabilidade Tributária do CRCGO, Fernando Witicovski; a coordenadora da Comissão CRC Jovem, Brenda Resplante, o coordenador adjunto da comissão Voluntariado CRC, Admilson Morais; o representante do CRCGO em Aparecida, Giolvanor Alves Pereira, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Rangel Francisco Pinto; o ex-conselheiro, Djalma Arantes marcaram presença no evento. O encontro contou com a presença de autoridades como o presidente da Aciag, Maxwell Coelho Cunha e Silva; o presidente da Facieg, Márcio Luís da Silva; pela Codap, Luiz Antônio Faustino Maronezi.
Reforma Tributária
A reforma tributária é uma mudança nas leis e regulamentações fiscais de um país com o objetivo de simplificar e tornar o sistema tributário mais justo e eficiente. No Brasil, depois de 30 anos de discussão, o Congresso Nacional deu um passo histórico e promulgou a reforma tributária sobre o consumo.
O presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo, ministrou a palestra sobre a segunda fase da regulamentação da A PEC 45/2019, que trata da Reforma. Ele abordou tópicos relevantes e as recentes atualizações do texto, com foco no cenário do Simples Nacional. Além de destacar o tema, ele as oportunidades de trabalho para os profissionais da contabilidade, que são, segundo o presidente, os protagonistas no entendimento das mudanças tributárias do país.
A proposta substitui cinco tributos extremamente disfuncionais – PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI – por três tributos: um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ainda o Imposto Seletivo (IS).
Em sua participação, o coordenador da comissão de contabilidade tributária destacou sobre a atualização de impostos sobre consumo e algumas previsões da área econômica. “Pode acabar ficando bem acima do projetado até aqui, economistas projetaram 28% de alíquota, antes o cenário no Congresso era de que seria em torno de 26,5%”, avaliou, complementando que agora, com a fase de regulamentação, caberá ao presidente da República definir se o texto será enviado ao Congresso em 2024 ou no próximo ano.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes