Blog

Integrantes do CRCGO aborda Reforma Tributária no 1º Simpósio de Contabilidade de Aparecida de Goiânia

WhatsApp Image 2024-08-22 at 18.29.34
Noticias

Integrantes do CRCGO aborda Reforma Tributária no 1º Simpósio de Contabilidade de Aparecida de Goiânia

Na noite desta quarta-feira (21/08), aconteceu o 1º Simpósio de Contabilidade de Aparecida de Goiânia reuniu diversos contadores e empresários, com o intuito de promover atualização profissional e network. O evento foi uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial do município (Aciag), e contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás), Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) e da Agência de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação do Coração Goiano (Adesgo).

O Seminário reforçou as conexões com a classe contábil, abrindo portas para novas oportunidades de negócios, de parcerias e também para a construção de uma rede sólida para contribuir com o empresariado a alcançar novos patamares de carreira. Entre os temas abordados, foram destaques o ‘Impacto da Reforma Tributária no Simples Nacional’, ‘Soluções Tributárias’, ‘Comitê Permanente de Desburocratização’.

Pelo CRCGO, o presidente em exercício, Henrique Ricardo Batista; o coordenador da comissão de Contabilidade Tributária do CRCGO, Fernando Witicovski; a coordenadora da Comissão CRC Jovem, Brenda Resplante, o coordenador adjunto da comissão Voluntariado CRC, Admilson Morais; o representante do CRCGO em Aparecida, Giolvanor Alves Pereira, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Rangel Francisco Pinto; o ex-conselheiro, Djalma Arantes marcaram presença no evento. O encontro contou com a presença de autoridades como o presidente da Aciag, Maxwell Coelho Cunha e Silva; o presidente da Facieg, Márcio Luís da Silva; pela Codap, Luiz Antônio Faustino Maronezi.

Reforma Tributária

A reforma tributária é uma mudança nas leis e regulamentações fiscais de um país com o objetivo de simplificar e tornar o sistema tributário mais justo e eficiente. No Brasil, depois de 30 anos de discussão, o Congresso Nacional deu um passo histórico e promulgou a reforma tributária sobre o consumo.

O presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo, ministrou a palestra sobre a segunda fase da regulamentação da A PEC 45/2019, que trata da Reforma. Ele abordou tópicos relevantes e as recentes atualizações do texto, com foco no cenário do Simples Nacional. Além de destacar o tema, ele as oportunidades de trabalho para os profissionais da contabilidade, que são, segundo o presidente, os protagonistas no entendimento das mudanças tributárias do país.

A proposta substitui cinco tributos extremamente disfuncionais – PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI – por três tributos: um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ainda o Imposto Seletivo (IS).

Em sua participação, o coordenador da comissão de contabilidade tributária destacou sobre a atualização de impostos sobre consumo e algumas previsões da área econômica. “Pode acabar ficando bem acima do projetado até aqui, economistas projetaram 28% de alíquota, antes o cenário no Congresso era de que seria em torno de 26,5%”, avaliou, complementando que agora, com a fase de regulamentação, caberá ao presidente da República definir se o texto será enviado ao Congresso em 2024 ou no próximo ano.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?