Conselheiro do CRCGO palestra sobre inovações e desafios da profissão contábil durante Aula Magna do Curso de Ciências Contábeis do UniGoiás
Conselheiro do CRCGO palestra sobre inovações e desafios da profissão contábil durante Aula Magna do Curso de Ciências Contábeis do UniGoiás
O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Fernando Witicovski, ministrou uma palestra durante a Aula Magna promovida pelo curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Goiás – UniGoiás. O evento ocorreu no dia 22 de agosto de 2024, no auditório Galileu, da instituição e contou com a participação do presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo, dos alunos, professores, dentre eles, o vice-presidente de Técnica do CRCGO, Dr. Valdir Mendonça.
O encontro, teve como objetivo proporcionar aos alunos e à comunidade acadêmica uma oportunidade única de interagir com figuras de destaque da profissão contábil e aprofundar seus conhecimentos sobre o cenário atual da contabilidade.
A Aula Magna foi marcada por três momentos. O primeiro, apresentado pelo integrante da Comissão Jovem do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Vitor Hugo, que falou sobre sua trajetória na contabilidade. O egresso da instituição também falou sobre o papel desenvolvido pela Comissão e seus projetos e ainda ressaltou sobre a primeira Olimpíada Nacional de Contabilidade. O desafio é uma proposta do CFC e será realizado durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), em setembro, em Santa Catarina.
Já, no segundo momento da Aula Magna foi a vez da palestra principal. Conduzida pelo conselheiro Fernando Witicovski, sua apresentação abordou temas para a compreensão do cenário contemporâneo da contabilidade. Dentre os destaques estavam, a evolução da profissão no contexto da Contabilidade 4.0 e os impactos da reforma tributária.
Em um ambiente de rápidas transformações tecnológicas, o conselheiro ressaltou como a contabilidade está se adaptando e evoluindo. “Atualmente a contabilidade se apoia fortemente na utilização de soluções automatizadas, as quais vieram para agregar valor e produtividade ao dia a dia do profissional, mas sem diminuir a sua importância e papel estratégico nos negócios atuais.
Segundo Fernando, esse perfil mais tecnológico da contabilidade, deixa de lado grande parte dos processos manuais, utilização de documentos impressos e comunicações mecânicas, para adotar os meios digitais, garantindo mais rigidez, velocidade e precisão às atividades.
Witicovski também enfatizou a transformação da contabilidade em um segmento estratégico dentro das empresas. De acordo com ele, a profissão está migrando para um modelo mais consultivo, no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários. “Este modelo, conhecido como Contabilidade Consultiva, foca no relacionamento com o cliente e utiliza a Ciência da Contabilidade para diagnosticar e melhorar a saúde financeira das empresas, contribuindo para seu crescimento e prosperidade”, afirmou o conselheiro.
Por fim, o conselheiro que também é coordenador da Comissão Tributária do CRCGO, apresentou a estrutura básica da Reforma Tributária, indo desde o tratamento diferenciado das alíquotas ao cashback, contextualizando os diversos fatores que contribuem para a criação, discussão e aprovação do texto no Congresso.
Encerrando a terceira parte da programação, o presidente em exercício, Henrique Ricardo falou aos alunos sobre a Resolução CFC nº 1.732/2024 que autoriza que alunos do curso de Ciências Contábeis atuem em trabalhos auxiliares, desde que comprovada a regularidade da matrícula e da frequência às aulas por meio de documentação oficial.
De acordo com Batista, essa comprovação é essencial para a apresentação à fiscalização do CRC da jurisdição, sempre que solicitado, para garantir a legitimidade da participação dos alunos nos trabalhos.
A Aula Magna ofereceu uma visão abrangente e atualizada sobre as tendências e desafios da profissão contábil, encantando e inspirando os participantes a se aprofundarem ainda mais em sua futura carreira. A interação com renomados especialistas proporcionou uma valiosa oportunidade para os estudantes e profissionais presentes de se engajarem com as transformações que estão moldando o futuro da contabilidade.
A aula foi coordenada pela profa. M.a Adriely Camparoto Brito, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do UNIGOIÁS e todo o corpo docente do curso.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues