Homenagens e fortalecimento da gestão pública marcam 9ª edição do Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp) em Goiânia
Homenagens e fortalecimento da gestão pública marcam 9ª edição do Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp) em Goiânia
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promoveu, por meio da sua Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), a 9ª edição do Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp), no auditório da entidade, em Goiânia. O evento reuniu especialistas, autoridades e profissionais da contabilidade e da gestão pública para discutir os principais desafios e soluções para a administração pública no Brasil. A programação, realizada nos dias 21 e 22 de novembro, abordou temas como transparência fiscal, auditoria, contabilidade patrimonial e o uso da tecnologia no setor público.
A solenidade de abertura contou com a presença de importantes figuras do cenário político e contábil. Iniciando com uma apresentação cultural da Orquestra dos Violeiros, demonstrando a riqueza cultural do estado, na sequência, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, deu às boas-vindas destacando a relevância da iniciativa. “O Sincasp se consolidou como um espaço fundamental para o debate sobre a evolução da contabilidade pública e o fortalecimento da governança no Brasil. A troca de experiências é essencial para a construção de uma administração pública mais transparente e eficiente”, afirmou, elogiando ainda o Estado de Goiás pela nota A no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal.
Fortalecendo a gestão pública: a visão dos especialistas
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Joaquim de Castro, reforçou a importância de uma gestão pública responsável. “A boa gestão do direito público exige uma sinergia entre os contadores, o Conselho e os Tribunais de Contas. Goiás tem sido um exemplo ao longo dos anos, e eventos como o Sincasp são fundamentais para aprimorar ainda mais a gestão pública no Estado”, declarou durante sua fala.
Já o secretário da Economia de Goiás, Sérvulo Nogueira, abordou os avanços do Estado em termos de responsabilidade fiscal e transparência. “Em Goiás, conseguimos consolidar uma gestão responsável. Este evento é uma oportunidade para aprofundarmos os conhecimentos e discutirmos como podemos melhorar a transparência e a valorização da gestão pública”, destacou Nogueira, enfatizando a importância do debate para o futuro do setor público.
Por fim, Ricardo Borges, coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) do CRCGO, ressaltou o impacto do Sincasp na evolução da contabilidade pública. “O Sincasp se consolidou como um evento estratégico, alinhando a teoria à prática e trazendo soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos no setor público. Nossa missão é promover a transparência e a eficiência na gestão pública”, afirmou.
Premiação e reconhecimento ao trabalho contábil nos municípios
Após os discursos iniciais, ocorreu uma emocionante cerimônia de premiação, na qual o CRCGO homenageou os responsáveis pela contabilidade de municípios goianos que se destacaram no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal. O contador responsável do município de Goiânia, Jânio Marques de Sousa, foi reconhecido pela conquista da 3ª posição no ranking, com uma nota B (93,38%), resultado de um trabalho exemplar realizado pela equipe de contabilidade do município.
Em seguida, o município de Rio Quente foi homenageado. O contador responsável, Weder Rosa dos Santos, não pôde comparecer, mas foi representado por Gisele Alves Costa de Oliveira, secretária de Finanças de Rio Quente. O município obteve a 2ª posição no ranking, com a nota B (94,53%), também fruto de um trabalho robusto e comprometido da equipe de contabilidade local.
Por fim, a maior homenagem foi para o município de Montividiu, que conquistou o 1º lugar no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal entre os municípios goianos, com uma nota A (97,43%). O contador responsável, Edvaldo José de Moraes, recebeu a homenagem em nome de sua equipe, destacando o esforço conjunto que resultou no excelente desempenho do município.
A entrega dos prêmios foi realizada pela presidente do CRCGO, Sucena Hummel, juntamente com o coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Ricardo Borges, o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Ranniel Martins, e o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro. O momento foi de reconhecimento e celebração ao trabalho dedicado e à excelência na contabilidade pública dos municípios goianos.
Homenagens ao fundador do Sincasp: professor Jorge Expedito de Gusmão Lopes
Durante os dois dias de evento, também foram divulgados vários depoimentos emocionantes de profissionais de todo o país que homenagearam o fundador do Sincasp, o professor Jorge Expedito de Gusmão Lopes, que faleceu este ano. “O professor Jorge merece o nosso reconhecimento pelo brilhantismo e pelo homem que ele foi. Um apaixonado pela contabilidade pública, com um legado inesquecível e um currículo extraordinário. Embora não fosse formado em Ciências Contábeis, ele era um grande apaixonado pela profissão, e foi ele quem criou e coordenou esse evento, o maior da área no Brasil”, declarou Ricardo Rezende, coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCGO.
Durante o evento, foram exibidos vídeos com depoimentos de importantes figuras do cenário contábil, como o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Ranniel Martins; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Rangel Pinto; o professor e auditor de Controle Externo no TCM-BA, Vitor Maciel; o especialista em Patrimônio Público, Diogo Duarte; o especialista em contabilidade e finanças públicas, Paulo Feijó; o doutor em Ciências Contábeis, Josedilton Diniz; o conselheiro do TCE-GO, Celmar Rech; e a auditora e professora, Leila Marcia Elias. Todos gravaram mensagens enaltecendo o trabalho e o legado do professor Jorge, um ícone da contabilidade pública no Brasil.
Painéis abordam temas relevantes para a gestão pública
A programação do evento contou com uma série de painéis técnicos, que trouxeram temas de grande relevância para a melhoria da gestão pública no Brasil. O primeiro painel, “Reorganização das Finanças Públicas no Brasil: Rumo à Adoção de Mecanismos de Sustentabilidade”, foi conduzido por Alex Fabiane Teixeira, coordenador-Geral de Normas Contábeis Aplicadas à Federação – CCONF/Secretaria do Tesouro Nacional, e mediado por Ricardo Borges, superintendente Contábil da Secretaria da Economia de Goiás. O painel discutiu a necessidade de reestruturação das finanças públicas brasileiras, abordando a sustentabilidade fiscal e a integração entre os diferentes níveis de governo para uma gestão mais eficiente e responsável.
Na sequência, o painel sobre “Auditoria Financeira: Novas Perspectivas para o Setor Público” trouxe importantes contribuições de Sérvio Túlio Teixeira e Silva, secretário de Controle Externo do TCE-GO, e Rúbens Custódio Pereira Neto, secretário-geral de Controle Externo do TCM-GO. O debate foi centrado nas melhores práticas de auditoria e como aprimorar os processos de controle e fiscalização das finanças públicas. O conselheiro Celmar Rech, do TCE-GO, foi o debatedor responsável por enriquecer a discussão com exemplos práticos de desafios enfrentados pelos tribunais de contas.
O uso da tecnologia no setor público também foi tema de debate no painel “Uso da Inteligência Artificial na Contabilidade e Gestão Pública”. Celso Gonçalves Camilo Júnior, professor da Universidade Federal de Goiás, e Alessandro Cruvinel Machado de Araújo, gerente de Dados e Inteligência Analítica da Secretaria da Economia de Goiás, discutiram como a inteligência artificial pode ser aplicada para otimizar a gestão pública, melhorar a análise de dados e aumentar a eficiência no uso dos recursos públicos.
Desafios da contabilidade nos municípios e a melhoria da transparência
No dia 22 de novembro, o evento iniciou com uma apresentação de catira e continuou com o painel “Melhoria da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal nos Municípios Goianos”, abordado por Ricardo Borges e Gisele Alves Costa de Oliveira, secretária de Finanças de Rio Quente. O debate focou em como os municípios goianos estão aprimorando seus processos contábeis para garantir maior transparência na gestão fiscal e melhorar a prestação de contas à população.
O painel “Relatórios Populares: Experiência de Goiás e Salvador” trouxe exemplos de boas práticas na divulgação das contas públicas. Luciana Borges Teixeira, contadora-geral da Prefeitura de Salvador, e Valquiria Andrade de Souza, secretária da Economia de Goiás, apresentaram as iniciativas de transparência fiscal que têm sido implementadas em suas respectivas administrações, com destaque para a experiência bem-sucedida do Estado de Goiás.
Encerramento com reflexões sobre contabilidade patrimonial
O evento foi encerrado com o painel “Contabilidade Patrimonial: Desafios e Procedimentos de Encerramento de Exercício”, conduzido por Manuel Roque dos Santos Filho, auditor fiscal do Estado da Bahia, e Márcia de Oliveira, diretora executiva da Athenas Consultoria Governamental Ltda. Os palestrantes discutiram os principais desafios enfrentados pelos profissionais da contabilidade no encerramento de exercício fiscal e os procedimentos necessários para garantir a precisão e a transparência das informações patrimoniais.
O 9º Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público se consolidou como um evento estratégico para promover o debate sobre a contabilidade pública no Brasil. Com a participação de especialistas renomados e autoridades de diversos órgãos, o Sincasp 2024 proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências valiosas para o aprimoramento da gestão pública e a busca por soluções inovadoras para os desafios que o setor público ainda enfrenta. A grande adesão ao evento reflete a crescente preocupação com a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Acesse todas as fotos neste link aqui.
A reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues