Blog

Grupo de trabalho do Ministério Público debate sobre a defesa dos direitos da pessoa idosa e fortalecimento de Conselhos Municipais

WhatsApp Image 2024-08-15 at 13.49.51
Noticias

Grupo de trabalho do Ministério Público debate sobre a defesa dos direitos da pessoa idosa e fortalecimento de Conselhos Municipais

Na tarde desta quarta-feira, 14, o grupo de trabalho do Ministério Público de Goiás (MPGO), composto por representantes do próprio Ministério, do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), da Receita Federal do Brasil em Goiânia (RFB), e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI-GO) participaram de uma reunião na sede do MPGO. O encontro teve como objetivo discutir e planejar iniciativas voltadas para a proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa.

A reunião contou com a presença da presidente licenciada do CRCGO, Sucena Hummel, do promotor e coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do MPGO, Marcelo Machado de Carvalho Miranda, do auditor da Receita Federal, José Alves, do vice-presidente do CEDPI-GO, Yan Guedes, e da assessora técnica, Luciana Mota, e da presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de Acreúna (Coegemas), Adriana Souza.

Entre as pautas discutidas, destacou-se a organização do 4° Encontro Estadual na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, agendado para o dia 13 de setembro, com início às 9h. Este evento, que contará com palestras e seminários, visa aprofundar o conhecimento e a discussão sobre a proteção dos direitos dos idosos.

Outro ponto importante abordado foi o fortalecimento dos gestores dos fundos na região de Alto Paraíso. Para isso, será realizado um encontro específico em 22 de agosto, com o propósito de fornecer qualificação aos membros dos conselhos municipais. O objetivo é aprimorar suas habilidades e conhecimentos para uma gestão e fiscalização mais eficaz dos recursos destinados à pessoa idosa.

A reunião também discutiu a realização de um curso sobre Fundos Municipais. Este curso abordará desde a importância dos fundos até aspectos práticos como construção, regularização, captação de recursos, planejamento e prestação de contas, visando capacitar os envolvidos na administração desses fundos.

Por fim, um dos principais tópicos foi a articulação para a criação de uma rede dedicada à pessoa idosa. A formação dessa rede é vista como essencial para consolidar um sistema de apoio mais eficaz e coordenado, facilitando o acesso a serviços e recursos importantes para os idosos.

Essa reunião faz parte da série de encontros promovido pelo grupo de trabalho composto pelo CRCGO, MPGO, RFB e CEDPI-GO com o objetivo de melhorar as políticas e práticas voltadas à proteção dos direitos da pessoa idosa, destacando a importância da colaboração entre diferentes instituições para alcançar uma assistência mais efetiva e integrada.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?