Fiscais do CRCGO se atualizam sobre procedimentos fiscalizatórios e mudanças na legislação voltada à contabilidade das micro e das pequenas empresas

Os Fiscais do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) foram em busca de atualização profissional em prol dos serviços prestados para a classe contábil. O treinamento técnico realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e para os 27 CRCs do país trouxe a temática “Conformidade das Demonstrações Contábeis segundo TG 1001 e TG 1002 – Abordagem da Fiscalização”, ministrado pelo doutor em Controladoria e Contabilidade Tiago Nascimento Borges Slavov.

O evento realizado no CRC de São Paulo abordou, de forma geral, sobre as recentes mudanças na legislação voltada à contabilidade das micro e das pequenas empresas. Participaram, entre os dias 27 e 28 de setembro, o coordenador do departamento de fiscalização do CRCGO, Louis de Oliveira, e os fiscais, Rondinelly Carvalho Ribeiro e Rosemar Henrique de Moura.

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, a coordenadora de Fiscalização do CFC, Franciele Carini, o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion e o diretor de Tecnologia e Infraestrutura do CRCSP, Domingos Sávio Mota, fizeram a abertura do treinamento. Ambos destacaram a importância da fiscalização dos Conselhos de Contabilidade e desejaram boas-vindas aos integrantes do evento.

Conforme destacou o Diretor de Prerrogativas do CRCGO, o treinamento e a oportunidade de atualização profissional significa uniformizar os procedimentos fiscalizatórias diante dos profissionais da contabilidade e empresas. “É um aperfeiçoamento às novas leis vigentes, onde o CFC e os regionais vão padronizar a fiscalização a nível nacional. Em 2024, ela será voltada às normas brasileiras de contabilidade, focado em acompanhar as mudanças e atualizações também à nível internacional”, disse Louis de Oliveira.

Tiago Slavov tratou sobre as recentes atualizações na elaboração das demonstrações contábeis das micro e das pequenas empresas trazidas pelas normas NBC TG 1001 e NBC TG 1002 e as mudanças trazidas por elas na atuação dos Conselhos de Contabilidade.
O treinamento alinhou teoria e prática, com espaço para sanar as principais dúvidas dos participantes e testes sobre questões práticas do dia a dia dos fiscais do Sistema CFC/CRCs. “Estes dois dias são uma continuação do treinamento online que realizamos em março. Agora teremos a oportunidade explorar novos aspectos e tratar de forma mais prática sobre as mudanças trazidas pelas normas NBC TG 1001 e 1002”, explicou Slavov.

A dispensa das notas explicativas para aqueles que são obrigados ao cumprimento da NBC TG 1002, a existência de novas exigências para as microempresas e maior alinhamento destas com as normas aplicáveis às organizações de pequeno e médio portes foram alguns dos tópicos tratados por Tiago Slavov.

“É importante que os profissionais da contabilidade saibam que a fiscalização dos Conselhos de Contabilidade está atenta e preparada para averiguar os procedimentos de observância às normas contábeis”, concluiu o palestrante.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações do CRCSP / Imagens CRCSP