Ficomex 2026: CRCGO leva a expertise da contabilidade goiana para debate internacional sobre investimentos
Ficomex 2026: CRCGO leva a expertise da contabilidade goiana para debate internacional sobre investimentos
A atuação da contabilidade como ferramenta de segurança jurídica, planejamento e desenvolvimento econômico esteve em destaque na programação da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2026, realizada em Lisboa, Portugal. Representando o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), o presidente da entidade, Marcelo Cordeiro, participou do painel “Oportunidades de Negócios no Brasil”, realizado na quinta-feira (28/05), apresentando a investidores europeus um panorama sobre o ambiente de negócios brasileiro, os impactos da Reforma Tributária e o potencial econômico de Goiás.
Durante sua participação, Marcelo Cordeiro ressaltou que o Brasil vive um momento estratégico para atração de investimentos, impulsionado pelas mudanças no sistema tributário, pelo fortalecimento das relações comerciais internacionais e pela expansão de setores considerados essenciais para o desenvolvimento econômico.
“O Brasil é um país de grandes oportunidades para quem entende o momento econômico e se prepara adequadamente. Goiás, por exemplo, deixou de ser apenas uma referência regional e passou a ocupar posição estratégica no cenário nacional pela força do agronegócio, pela logística e pelo crescimento econômico acelerado”, afirmou.
Goiás em evidência
Ao apresentar o cenário econômico goiano ao público internacional, o presidente do CRCGO destacou que o estado vem consolidando sua posição como um dos principais polos de desenvolvimento do país. Com PIB estimado em R$ 389,6 bilhões em 2025 e participação de 3,1% na economia brasileira, Goiás ocupa a posição de segunda maior economia do Centro-Oeste e se destaca pela força do agronegócio, pela localização estratégica e pelo crescimento de setores como logística, indústria e serviços.
Segundo Marcelo Cordeiro, esse conjunto de fatores tem despertado o interesse de investidores que buscam oportunidades em mercados com alto potencial de expansão e competitividade.
O contador como parceiro estratégico dos negócios
Outro ponto central da apresentação foi o papel da contabilidade na construção de um ambiente seguro para investimentos. Diante de uma plateia formada por empresários, investidores e representantes institucionais, Marcelo Cordeiro destacou que o contador é um agente fundamental para orientar decisões, garantir conformidade legal e transformar a complexidade tributária brasileira em oportunidades de planejamento.
“O sistema tributário brasileiro exige planejamento e acompanhamento técnico. O contador registrado é peça fundamental para transformar complexidade em segurança e viabilidade econômica para quem deseja investir no país”, destacou.
Durante o painel, o presidente do CRCGO também abordou os impactos da Reforma Tributária, cuja implementação ocorrerá de forma gradual nos próximos anos. Para ele, o período de transição representa uma oportunidade para que empresas nacionais e estrangeiras reorganizem suas estruturas e se preparem para um novo ambiente tributário.
A participação do CRCGO na Ficomex reforça a presença da contabilidade goiana em debates internacionais sobre desenvolvimento econômico, internacionalização de negócios e atração de investimentos, evidenciando a importância da profissão contábil na construção de ambientes empresariais mais seguros, transparentes e competitivos.
Sobre a Ficomex
A Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) reúne empresas, instituições e especialistas para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e ampliar as relações comerciais entre o Brasil e o mercado internacional. A organização do evento é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) e da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest).
A edição de 2026 acontece nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho, em Lisboa, Portugal, reunindo representantes do setor produtivo, lideranças empresariais, investidores e especialistas em comércio exterior. Mais informações estão disponíveis em ficomex.acieg.com.br.
A Ficomex 2026 tem patrocínio de Codego, SIC Goiás e Abanca, além do apoio de Atlantic Hub, B2B Hub, Brasil Salomão, Câmara de Comércio da Região das Beiras, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Clube de Mulheres de Negócios de Língua Portuguesa, Embaixada do Brasil em Lisboa, Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia/Sedicas, Sebrae Goiás e Vistage Portugal.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes





