Entidades contábeis conseguem na Secretaria de Economia automatização da captura do XML no âmbito do produtor rural

Buscando atualizações e mecanismos para a contabilidade aplicada no agronegócio, entidades contábeis pleitearam na Secretaria de Estado da Economia a automatização da captura do XML, no âmbito do produtor rural. A Secretária da Economia, Cristiane Schmidt reiterou que a demanda será prontamente atendida ainda no primeiro trimestre de 2023.

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (20/12) com participação da Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, vice-presidente Henrique Ricardo, o delegado do CRCGO em Trindade e coordenador da Comissão de Contabilidade do Agronegócio, José Maria Oliveira Vieira e o Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Goiás, Everaldo Ribeiro da Cunha.

O XML de nota fiscal é o arquivo transmitido para a Secretaria de Economia assim que o documento é emitido, e tem sua validade jurídica garantida pela assinatura digital. Além do arquivo XML, também existe um PDF auxiliar da nota fiscal eletrônica, o Danfe. Tecnicamente, XML é uma linguagem computacional utilizada na codificação de documentos, garantindo que o arquivo final seja legível tanto para as máquinas quanto pelos usuários.

Conforme destacou José Maria Vieira, a falta de automatização da captura do XML resulta em morosidade no trabalho dos contadores que lidam com a contabilidade rural. Segundo ele “Os membros da Comissão da Contabilidade do Agronegócio em Goiás têm tido demandas excessivas quanto à XML. A Secretaria de Economia já disponibiliza essa forma automatizada para empresas privadas. Queremos esse modelo automatizado para que os contadores consigam capturar o XML, no que tange as vendas dos produtores rurais que emitem nota fiscal no Sistema Sidago/Agrodefesa ou uma nota fiscal avulsa, por exemplo”, disse.

Esta automatização proporcionará celeridade e atenuará o retrabalho na operacionalidade do ofício dos profissionais contábeis que atuam no segmento. Com isso, as empresas que atuam com a captura e guarda do XML conseguirão buscar automaticamente os arquivos nas operações de saída, assim como já é feito nas operações de entradas, correspondentes a despesas, custeios e investimentos.

Os Documentos Fiscais são comprovantes, exigidos em lei, cujo objetivo é registrar uma transação de compra e venda de produtos e/ou serviços entre uma empresa e uma pessoa física ou entre empresas. A sua não utilização caracteriza sonegação fiscal.

A Secretaria, Cristiane Schmidt salientou que o sistema da Secretaria não disponibiliza ainda a automatização, porém que o pleito será prioridade na pasta ainda no primeiro trimestre de 2023. “Sempre atendemos os pedidos dos nossos valorosos contadores. A gente vai viabilizar sim esse pleito. No primeiro trimestre do próximo ano estaremos com essa demanda avançada, instruindo nossos colaboradores a automatizarem a XML para o produtor rural”, disse.

A Presidente Sucena Hummel agradeceu o apoio, pautou sobre planejamento para o próximo ano e reforçou a parceria junto à Secretaria de Economia.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, jornalista

Comment (1)

1. Modesto

Wow, wonderful weblog format! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you made blogging glance easy. The total look of your web site is excellent, let alone the content!
    You can see similar here sklep

Leave your thought here