Em Inhumas, CRCGO e parceiros unem forças para impulsionar Campanha ‘Destinar é Legal’
O município de Inhumas foi palco do lançamento da Campanha ‘Destinar é Legal’, que tem como objetivo incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para projetos sociais. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (10/04), contou com a presença de diversas autoridades locais e representantes de entidades e instituições parceiras, como o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Ministério Público de Goiás (MPGO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Inhumas, entre outras.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, ressaltou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento dos projetos voltados ao bem-estar social em Inhumas e em todo o estado de Goiás. Ela destacou que a campanha tem o objetivo de esclarecer a população sobre a possibilidade de direcionar uma parte do Imposto de Renda para iniciativas que atendem crianças, adolescentes e idosos.
“A destinação do Imposto de Renda para projetos sociais é um direito do contribuinte e uma forma de contribuição direta para a transformação da nossa sociedade. Essa ação fortalece os direitos das nossas crianças e idosos e, acima de tudo, ajuda a garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados em quem mais precisa”, afirmou Sucena Hummel.
Maykon Martins, representante do CRCGO em Inhumas, também esteve presente e reforçou o papel fundamental da sociedade civil e do setor público em garantir que esses recursos sejam direcionados corretamente para as causas sociais.
O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, como o prefeito de Inhumas, José Essado e da primeira-dama, Marly Palmeira Essado. Ele enalteceu a parceria entre o município e as entidades envolvidas. “Esta é uma ação que beneficia diretamente nossa população e está devidamente abraçada pela nossa gestão. A destinação do Imposto de Renda para causas sociais é um grande passo para a melhoria de vida de muitas famílias. Estamos muito satisfeitos com a colaboração do CRCGO, do Ministério Público, da OAB e de todas as demais instituições envolvidas nesse movimento”, destacou o prefeito.
O promotor de Justiça do MPGO, doutor Mauricio Alexandre Gebrim, também se manifestou, destacando a importância do controle e da fiscalização dos recursos públicos. Ele ressaltou que a campanha é uma oportunidade de conscientizar a população sobre o impacto positivo que a destinação do imposto pode ter nas políticas públicas locais. “Essa campanha é fundamental para garantir que mais recursos sejam direcionados a quem realmente precisa. O Ministério Público tem um papel vigilante, mas o apoio da sociedade é crucial para o sucesso dessa ação”, afirmou.
A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de outras figuras importantes, como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa de Inhumas, Yan Guedes Ferreira; da presidente da OAB – Subseção Inhumas, Euster Pereira; dos auditores fiscais da Receita Federal em Goiânia, Humberto Matsuda e José Alves, além de representantes do Conselho Municipal da Criança Adolescente e Idosos.
A campanha ‘Destinar é Legal’ é uma iniciativa conjunta das diversas entidades participantes, com o objetivo de mobilizar a população para a destinação de parte do Imposto de Renda para fundos que apoiam projetos voltados aos direitos de crianças, adolescentes e idosos no município de Inhumas.
Ao final do evento, as autoridades enfatizaram a importância da divulgação dessa informação para garantir o máximo de adesão da população. A campanha e a oportunidade de ajudar entidades filantrópicas segue até o final do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, em maio de 2024.
Após o evento, as autoridades seguiram para a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Inhumas, onde ocorreu a inauguração do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal do Brasil. A nova unidade tem como objetivo oferecer suporte a profissionais contábeis, microempreendedores e à população em geral, facilitando o acesso aos serviços do fisco.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes