Durante Missão Brasil-Portugal, presidente do CRCGO destaca possibilidade de melhoria de negócios

WhatsApp Image 2023-02-13 at 12.02.02

Ao longo da semana, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, esteve em solo europeu para a Missão Brasil-Portugal, ação promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). O evento aconteceu entre os dias 05 e 11 de fevereiro.

Segundo Sucena, a Missão foi fundamental para adquirir conhecimento a respeito do mercado exterior. “O Brasil é um país com potencial para melhorar bastante no ramo dos negócios e viver essa experiência possibilitou uma nova visão sobre a forma de investir. Como é muito comum que brasileiros venham para Portugal, essa troca de vivências que tivemos aqui vai ser fundamental para abrir um leque para esses empresários que pretendem arriscar em outro continente”, afirma.

Além disso, Sucena complementa afirmando que existem várias oportunidades de negócios para os contadores em solo português.

“Existe a oportunidade de internacionalização das empresas, por meio do termo de cooperação entre a Feito com a Fenacon e o IASP, com cursos de mestrado para os contadores”.

Durante a visita, os empresários contábeis conheceram o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. Na oportunidade, o representante brasileiro se colocou à disposição para ajudar e apoiar as empresas brasileiras no que for necessário, visando a internacionalização desses empreendimentos.

Os destaques da vigem foram a visita ao World Trade Center Lisboa, além das cidades de Porto e Braga, com atividades e eventos com empresários, trazendo a temática de negócios. Alguns dos principais temas trazidos foram: Portugal Tech, Como fazer negócios em Portugal e o ecossistema Tripeiro e Brasil em Portugal.

De acordo com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, é importante que a relação entre Brasil e o país europeu seja intensificada.

“O Brasil é a porta de entrada para o mercado europeu. Portugal tem recorte com o Brasil que ninguém mais na Europa, o que é natural, falamos a mesma língua e temos história e cultura semelhantes. Esta parceria precisa ser explorada. É muito simples constituir uma empresa em Portugal”, destacou.

Comunicação CRCGO, Maria Paula
Fotos: Fenacon