CRCGO se reúne com Conselho de Medicina para tratar sobre o eSocial no âmbito de informações trabalhistas

20230203093447__MG_9870

A Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, se reuniu com o Conselho Regional de Medicina de Goiás (CREMEGO), nesta sexta-feira (03/02), para tratar sobre as obrigações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Ressaltamos que informações sobre eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), não diz respeito às atribuições do contador e sim, à profissionais habilitados em medicina e segurança do trabalho.

O eSocial exige basicamente informações relacionadas à segurança e medicina do trabalho dos colaboradores: o ambiente de trabalho e riscos de cada trabalhador, os acidentes de trabalhos ocorridos e exames ocupacionais realizados. As informações serão geradas através dos eventos S2210, S2220 e S2240. O objetivo é coletar e unificar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias através de um sistema digital com base nos programas PGR, PCMSO e o Laudo do LTCAT.

Para fins de esclarecimento e posicionamento a respeito da prerrogativa de cada profissional, Sucena, o presidente do CREMEGO, Fernando Pacéli Neves de Siqueira, e o contador da entidade médica, Hélder Daniel da Silva, se reuniram. Durante a reunião, discutiram sobre o que poderia ser feito, propondo inclusive uma possível reunião com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Comunicação CRCGO, Maria Paula