CRCGO revoluciona e adere ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na região Centro-Oeste

Revolucionando as atividades processuais diárias, a desburocratização e contribuindo com o meio ambiente, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) acaba de aderir ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta tecnológica confere na substituição de todos os processos físicos da entidade, passando a ser tramitados por meio de digitalização.

A implantação do SEI faz parte da programação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). No projeto piloto da entidade, o regional Goiás foi um dos únicos do sistema CFC/CRC’s que realizou o treinamento para manuseio da plataforma.

A iniciativa e nova realidade no regional goiano chega para dar celeridade e mais resultados aos profissionais da contabilidade e sociedade.

“Agora, os processos tramitarão de forma mais célere, e com mais transparência. Será um ganho também em relação à gestão, economia de gastos, acessibilidade, visualização e organização de conteúdo”, destaca o Superintendente do CRCGO, Rafael Linhares Medrado.

A Presidente do CRCGO, Sucena Hummel explica sobre a praticidade da plataforma. “O SEI é um sistema de gestão de informações. Processos administrativos e documentos eletrônicos que possibilitam a produção, edição, assinatura e andamento é um avanço para nós, uma nova realidade para os colaboradores”, destaca.

Sistema Nacional

O SEI funciona desde 2009 e transformou a realidade e cultura de várias organizações, administrações públicas e esferas federais. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) é uma delas. Hoje, o órgão é totalmente eletrônico em seus processos administrativos virtuais no SEI. A plataforma já é utilizada por grandes organizações, administrações públicas, órgãos e entidades.

A ferramenta SEI é basicamente uma gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. Ela é integrada entre os departamentos, promovendo eficiência e praticidade nas comunicações. No Ministério da Economia, por exemplo, o SEI foi instituído por meio Portaria ME nº 294, de 4 de agosto de 2020. Na Prefeitura de Goiânia, a plataforma começou a ser utilizada em 2021, substituindo o antigo sistema BEE.

“Gestão e agilidade nos processos. Não há mais a necessidade de corrermos atrás de signatários para assinarem os documentos, basta acessar e assinar por certificado digital, agilizando o processo de forma confiável. Outro detalhe é que a impressão de papel se torna uma economia no orçamento do Conselho. Nós começamos a utilizar a ferramenta para tramitar licitações, processos administrativos e registros. Posteriormente, no âmbito de processos da fiscalização, vamos economizar 100% de impressões, contribuindo com o meio ambiente. A natureza agradece essas iniciativas”, celebra o vice-presidente do CRCGO, Henrique Ricardo Batista.

A reprodução deste conteúdo é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, jornalista

Leave your thought here