CRCGO promove primeiro Simpósio de Contabilidade Condominial do Estado

WhatsApp-Image-2023-09-01-at-10.56.51-1024x1024--

CRCGO promove primeiro Simpósio de Contabilidade Condominial do Estado

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), por meio da Comissão de Contabilidade Condominial de Goiás, promoveu o primeiro Simpósio de Contabilidade Condominial do Estado. O encontro ocorreu na sede da entidade, nesta quinta-feira (31/08), e contou com a participação de renomados nomes da área para debater sobre segurança da contabilidade, responsabilidade civil, controle dos ativos e passivos, auditoria preventiva e a prestação de contas do síndico e conselho fiscal. Durante o evento, a presidente Sucena Hummel e o vice-presidente administrativo receberam uma homenagem pelos serviços prestados em prol da classe contábil.

Segurança da Contabilidade para Administração Condominial

Enfatizando sobre a segurança da contabilidade para administração condominial, o vice-presidente do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, abordou sobre os principais tipos de escrituração contábil, baseado na Norma Brasileira de Contabilidade e como os profissionais da contabilidade podem aplicá-los às atividades condominiais. Dentre as perspectivas tratadas, Henrique afirmou que embora não haja norma contábil editada pelo CFC que discipline, especificamente, sobre a contabilidade de condomínios, ao decidir utilizá-la, é preciso obedecer os princípios contábeis aplicados a todas as entidades, em especial os previstos na Interpretação Técnica Geral – ITG 2002 – Entidade Sem Finalidade de Lucros, aprovada pela Resolução CFC nº 1.409/12.

Responsabilidade Civil Condominial – Administração | Conselho | Contabilidade

O segundo painel do simpósio foi proferido pelo subcoordenador da Comissão de Contabilidade Condominial de Goiás, Marcelo Felix, que destacou sobre a legislação no código civil (1.348) e as responsabilidades civil do condomínio. Entre as obrigações, Felix ressaltou o compromisso do condomínio reparar um dano causado a terceiros em decorrência de sua atividade ou de suas instalações. O palestrante também agradeceu a participação de todos e conclamou a todos a participarem ativamente das pautas envolvendo a contabilidade condominial.

Ao fim da primeira rodada de palestras, foi aberta a mesa de debates conduzida pelo membro da Comissão de Contabilidade Condominial de Goiás, Sebastião Ferreira dos Santos com a participação dos primeiros palestrantes Henrique e Marcelo. Na ocasião, eles responderam às perguntas dos participantes e esclareceram suas dúvidas e questionamentos.

A Segurança Alcançada com Controle dos Ativos e Passivos de um Condomínio

Ministrada pelo conselheiro do CRCGO e coordenador da Comissão de Contabilidade Condominial de Goiás, Renato de Camargo Santos, a segunda etapa do Simpósio contou com a palestra Segurança Alcançada com Controle dos Ativos e Passivos de um Condomínio que trouxe à luz os tipos de ativos de forma exemplificada. Renato também reforçou que a contabilidade ajuda a administração do condomínio a manter o controle e a gestão a cumprir com suas obrigações. Auditoria é um investimento e não um gasto que precisa ser olhado com consideração.

Auditoria Preventiva e seus Benefícios na Segurança Patrimonial de um Condomínio

Abordando sobre os principais pontos da auditoria preventiva e seus benefícios na segurança patrimonial de um condomínio, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Valdir Mendonça Alves, reforçou que a ação preventiva permite eliminar a causa de uma potencial não conformidade e prevenir recorrência. Valdir ainda pontuou que os síndicos não podem intervir no trabalho do auditor, mas sim, contribuir com todas as informações solicitadas. Além do mais, ele trouxe algumas questões a serem analisadas sobre as obrigações tributárias e contábeis de um condomínio.

Um Novo Olhar Sobre a Prestação de Contas do Síndico e Conselho Fiscal

Para finalizar o ciclo de palestras, o coordenador da Comissão de Contabilidade Condominial do Rio de Janeiro, Francisco Machado Egito, trouxe um novo olhar sobre a prestação de contas do síndico e conselho fiscal. Ele abordou sobre a importância de desenvolver novas técnicas e de se aprimorar cada vez mais. E lembrou que o condomínio é uma entidade dotada de patrimônio que precisa contar com o apoio da contabilidade e da personalidade jurídica.

Ao fim da segunda e última rodada de palestras, foi aberta a mesa de debates conduzida pelo membro da Comissão de Contabilidade Condominial de Goiás, Adimilson Morais com a participação dos palestrantes Renato, Valdir e Francisco. Na ocasião, eles responderam às perguntas dos participantes e esclareceram suas dúvidas e questionamentos.

Patrocinadores

A edição do primeiro Simpósio de Contabilidade Condominial do Estado de Goiás só foi realizada graças ao apoio e parceria de instituições e entidades que visam e acreditam na atuação, seriedade e ética do CRCGO. São elas: SecoviGoiás; Sicoob Secovicred; Mr.Cleaning; Três Irmãos; Aeletric Energia; Hoje Tecnologia; Advisor Sistemas de Segurança; Ordem do Advogados de Goiás – OAB-Goiás; Comissão de Direito Condominial OAB-DF; Conselho Regional de Administração de Goiás (CRAGO); Alterdata Software e Sescon Goiás.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues e Kamilla Lemes

Acesse a galeria de fotos pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1ixePZyJeRy5w6gNiKKR4w-vD6L7Xt8BC?usp=sharing