CRCGO promove o VIII Simpósio e IV Fórum de Perícia Contábil de Goiás
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), por meio da Comissão dos Peritos Contábeis de Goiás, promoveu o VIII Simpósio de Perícia Contábil e o IV Fórum de Perícia Contábil do estado. O evento aconteceu nesta sexta-feira (11/08), no auditório do Conselho, e teve como tema central os reflexos da tecnologia na perícia, no judiciário e perspectivas. O tema da edição foi ‘O Reflexo da Tecnologia na Perícia, no Judiciário e Perspectivas’.
Na oportunidade, o livro “Perícia Contábil – Conceitos, Estudo de Casos e Modelos” foi lançado oficialmente durante a abertura. A obra é um trabalho técnico realizado pelo CRCGO, por meio da Comissão, e com apoio do Sescon-Goiás. Conforme destacou João Luis Aguiar, coordenador da Comissão de Peritos do CRCGO, o exemplar servirá de base para atuais e futuros peritos que querem se aprofundar no segmento da carreira pericial.
Representando do CRCGO, marcaram presença o vice-presidente de Fiscalização, Otávio Martins Júnior e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Doutor Valdir Mendonça Alves. O conselheiro e também vice-presidente da Fenacon na região Centro-Oeste, José Antônio Schimit também prestigiou o evento.
Transformação Digital
Destacando a transformação digital na perícia contábil, a ex-vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria Batista, juntamente com o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Dr. Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, abordaram as vantagens, emoções e dilemas éticos na perícia e as regras vigentes. O painel foi mediado pela presidente do CRCGO, Sucena Hummel.
Mediado pela membra da Comissão de Peritos Contábeis do CRCGO, Genezia Souza de Jesus Costa, o segundo painel do evento abordou os processos de recuperação judicial no âmbito dos benefícios da tecnologia aliados à celeridade dos trâmites processuais. Para abordar o tema, estiveram no palco Jonir Leal de Souza, Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Aparecida de Goiânia, e o perito Eduardo Boniolo.
Futuro da Perícia Contábil
Já o terceiro painel, ‘O Futuro da Perícia Contábil: Para Onde Vamos?’ contou com a participação dos painelistas Paulo Cezar Ferreira, conselheiro do CFC de Pernambuco e Flávia Rodrigues de Melo, ex-membra do Comitê de Pericias do CRCGO, 2017 a 2018. Eles abordaram sobre as etapas da perícia no momento atual, pautando tecnologia, construção do laudo pericial, nomeações de peritos e comportamento do judiciário, com mediação de Danillo César Bueno.
Tecnologia na Perícia
A painelista Sônia Regina Ribas, Mestra e Perita Judicial e Extrajudicial e o painelista Adilso Oliveira Silva, vice-presidente da Aspecom, especialista em Contabilidade Pericia e Auditoria apresentaram a temática ‘O Perito Contábil e a Aplicação de Tecnologia na Perícia’. A abordagem foi sobre ferramentas digitais que contribuem na atuação dos peritos em suas rotinas de trabalho, além de abordar automação de processos, análises de dados, segurança da informação, acessibilidade remota, mineração de dados, entre outros pontos. A mediação ficou com Carlos Henrique Silva do Carmo, contador e perito.
Encerrando a rodada de conhecimento, o último painel do dia com os especialistas pautou ‘A Sucumbência nos Processos com Assistência Judiciária Gratuita’, com os painelistas Baby Thyers Fernandes, atual Coordenador da Comissão de Estudos Relacionados a Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRC Bahia e Valdeci Ribeiro da Silva, membro fundador da Aspecom e o mediador Piterson Maris, palestrante e presidente da Associação Brasileira de Peritos Grafo.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges e Kamilla Lemes
Baixe as fotos, acesse o link, clique aqui