CRCGO, prefeitura de Trindade e entidades debatem parcerias para o fortalecimento da classe contábil e do agro em Goiás
CRCGO, prefeitura de Trindade e entidades debatem parcerias para o fortalecimento da classe contábil e do agro em Goiás
Na terça-feira, 12 de novembro, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, se reuniu com representantes da Comissão do Agronegócio do CRCGO, do Sescon-GO, do Sistema Faeg/Senar, do Sindicato Rural e da Prefeitura de Trindade. O encontro, realizado no gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Trindade, teve como objetivo estreitar as relações institucionais entre as entidades e promover ações conjuntas em prol dos contadores e dos produtores rurais do estado.
A reunião contou com a presença de Alexandre Lobo, coordenador da Comissão do Agronegócio do CRCGO; José Maria Vieira, coordenador adjunto da Comissão do Agro do CRCGO e secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Trindade; Edson Cândido Pinto, presidente do Sescon-Goiás; Gustavo Henrique, contador e gestor do Sistema Faeg/Senar; Sáudio Peixoto, coordenador regional do Senar; Altamiro Alves, presidente do Sindicato Rural de Trindade; Pedro Otávio, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Trindade; e Jean Carlos, secretário municipal de Assuntos Estratégicos de Trindade.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, parabenizou a iniciativa de aproximação entre as entidades e ressaltou a importância de mostrar o papel essencial dos contadores no desenvolvimento do setor agropecuário. “Primeiramente, quero agradecer por essa oportunidade e pelas iniciativas em andamento. Quando começamos a conversar sobre um trabalho de aproximação entre contadores, Secretarias e sindicatos, a ideia era justamente mostrar que o contador vai além das obrigações fiscais diárias. O contador pode contribuir de forma significativa tanto com as Pastas quanto com os sindicatos rurais, beneficiando todo o setor. Parabenizo o José Maria por ter tomado a frente dessa ação e acredito que, a partir daqui, temos um exemplo que pode ser replicado em outros municípios de Goiás”, afirmou Sucena.
Durante a reunião, o secretário José Maria Vieira destacou a importância da aproximação entre as diversas entidades e a Prefeitura de Trindade para fortalecer o desenvolvimento econômico e a classe contábil. “Estamos aqui, recebendo vocês e articulando para que possamos, juntos, construir diálogos e somar forças. Tenho muita honra em fazer parte, como coordenador adjunto da Comissão do Agro, e de acompanhar os esforços de todos os membros para discutir e buscar, junto às entidades, soluções para as demandas dos profissionais da contabilidade, tanto no contexto fiscal quanto estratégico, sempre com o apoio de todos os atores do segmento rural. O objetivo é levar informações qualificadas e ações eficazes que possam ajudar os profissionais da contabilidade e os produtores rurais em suas respectivas atuações”, afirmou.
O contador e gestor do Sistema Faeg/Senar, Gustavo Henrique também fez questão de ressaltar o papel do Senar como um importante parceiro e incentivador do agronegócio. “O Senar é um grande aliado do agro em Goiás. Durante todo o ano, promovemos seminários e eventos para levar conhecimento a todos os envolvidos no setor, abordando temas de relevância como a constituição de holdings rurais e outras questões estratégicas. Temos como missão apoiar o produtor rural em sua gestão e em suas questões fiscais, tributárias e contábeis, sempre em parceria com o CRCGO e outras entidades”, explicou Gustavo, fazendo o compromisso de levar uma edição do seminário para Trindade no próximo ano.
Destinação do Imposto de Renda Solidário: uma ação conjunta
Um dos temas tratados no encontro foi a campanha do Imposto de Renda Solidário. Sucena Hummel relembrou sobre como a ação conjunta sobre a campanha de destinação, sobretudo voltada para os produtores rurais contribuiu para o desenvolvimento do estado.
Esse resultado demonstra a importância do agro para o estado de Goiás e para o Brasil. “Ele, sem dúvida, é um dos maiores destinadores, e Goiás tem um grande potencial para expandir essa contribuição por meio dessa ação solidária. Vamos unir as nossas forças e ações para potencializar essa ideia, levando ao mesmo tempo apoio aos contadores e benefícios ao setor agropecuário”, afirmou Sucena.
O encontro representou um passo importante no fortalecimento da parceria entre as entidades presentes, buscando soluções inovadoras e colaborativas que beneficiem tanto os profissionais da contabilidade quanto os produtores rurais de Goiás. As entidades se comprometeram a continuar o trabalho de aproximação e a promover ações concretas para o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor agropecuário.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues