Blog

CRCGO participa na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia de evento ‘PIB em Perspectiva’ e destaca papel estratégico da contabilidade diante do crescimento econômico e da reforma tributária

DSC00970
Noticias

CRCGO participa na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia de evento ‘PIB em Perspectiva’ e destaca papel estratégico da contabilidade diante do crescimento econômico e da reforma tributária

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Marcelo Cordeiro, e o vice-presidente de Assuntos Políticos e Institucionais, Francisco Canindé Lopes, representaram a autarquia no encontro “PIB em Perspectiva: caminhos para o desenvolvimento”. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (27/01), na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), em Aparecida de Goiânia, com foco na análise do cenário econômico e nas perspectivas de crescimento para o estado.

A programação contou com a presença do presidente da Aciag, Maxwell Coelho Cunha e Silva, do secretário da entidade, Felismar Antônio Martins, além de diretores da casa. Também participou o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Thiago Falbo, reforçando a integração entre instituições empresariais e lideranças estratégicas para o desenvolvimento regional.

O encontro reuniu empresários, lideranças classistas e representantes do setor produtivo para debater os rumos do desenvolvimento econômico em Goiás. Um dos destaques da programação foi a apresentação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, focado em Aparecida de Goiânia, conduzida pelo superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Goiás, Edson Roberto Vieira, que trouxe análises sobre o desempenho recente da economia goiana e suas projeções.

Reforma tributária

Durante o encontro, o presidente do CRCGO ressaltou em entrevista à Tv Brasil Central que o avanço do PIB reflete diretamente no aumento da demanda por serviços contábeis, ampliando o protagonismo da profissão contábil no apoio às empresas e na tomada de decisões estratégicas. “Com o crescimento do PIB, observamos também o aumento do trabalho para os escritórios de contabilidade. Este é um ano desafiador, marcado pelo início da reforma tributária, e o contador assume um papel ainda mais relevante como apoio ao empresário na tomada de decisões”, destacou Marcelo Cordeiro.

O presidente enfatizou que, em um cenário de expansão econômica e mudanças estruturais no sistema tributário, a contabilidade se intensifica no dia a dia da população, para garantir segurança jurídica, planejamento financeiro e sustentabilidade dos negócios. “À medida que a cidade cresce, a contabilidade também cresce. O contador é um agente estratégico para orientar empresas, especialmente as que estão se instalando no município, sobre os desafios da legislação e os impactos das novas regras tributárias”, afirmou.

Marcelo Cordeiro também alertou sobre a importância de que empresas em fase de implantação ou expansão se preparem desde já para os efeitos da reforma tributária, sobretudo em contratos de médio e longo prazo. “O maior desafio atual é a reforma tributária. Para as empresas que estão se instalando, seja em Aparecida ou em outros municípios, elas precisam se preparar desde agora para as mudanças que entram em vigor a partir do próximo ano. Contratos de longo prazo devem ser avaliados com cuidado, projetando possíveis impactos nos custos e na rentabilidade”, explicou.

Segundo o presidente, o diálogo próximo entre empresários e contadores será determinante para atravessar esse período de transição com segurança. “Esse bate-papo com o contador de confiança é essencial para orientar decisões e conduzir a empresa da melhor forma possível. É preciso pensar agora para evitar surpresas no futuro”, concluiu.

Por sua vez, o vice-presidente de Assuntos Políticos e Institucionais do CRCGO, Francisco Canindé Lopes evidenciou: “Eventos como o ‘PIB em Perspectiva’ são fundamentais para aproximar o setor produtivo, as entidades representativas e os órgãos oficiais de estatística. O acesso a dados econômicos qualificados fortalece o planejamento empresarial, orienta decisões estratégicas e contribui para um desenvolvimento mais sustentável e responsável em Goiás.”, afirmou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?