CRCGO participa do 1º Encontro com Contadores e Contabilistas da Paróquia São Sebastião que aborda sobre Imposto de Renda e projetos sociais

WhatsApp Image 2024-09-23 at 17.20.50--

No dia 20 de setembro, a Paróquia São Sebastião, localizada no Jardim América, realizou o 1º Encontro com Contadores e Contabilistas, que teve como tema central “Imposto de Renda e Projetos Sociais: Juntos Faremos a Diferença”. O evento reuniu profissionais da contabilidade, autoridades e representantes de instituições sociais, promovendo um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento de redes de contato.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-presidente de Técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), professor doutor Valdir Mendonça, que destacou a importância do trabalho do Conselho Regional de Contabilidade em prol do voluntariado. “O CRCGO tem se empenhado em mobilizar contadores para que utilizem suas habilidades em projetos sociais, e que façam parte do programa de voluntariado, contribuindo assim para um Brasil mais justo e igualitário”, afirmou.

O evento também contou com a participação do padre Elenivaldo Santos, que fez uma reflexão sobre a relevância da contabilidade desde os tempos de Frei Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade moderna. “A contabilidade é uma ciência essencial para a organização da sociedade. Desde a época de Pacioli, a necessidade de um controle eficaz dos recursos é fundamental para o desenvolvimento social e econômico”, disse o padre, ressaltando a ligação histórica da profissão com o bem-estar social.

Durante o encontro, Jorge Martins, auditor da Receita Federal do Brasil em Goiânia e supervisor do IRPF, apresentou a importância da destinação de recursos do Imposto de Renda para iniciativas voltadas aos jovens e idosos. Ele também elogiou o contador Luiz Mario Sanches, seu conterrâneo, pelo trabalho exemplar no município de Vianópolis em prol da destinação solidária. “Luiz Mario é um exemplo a ser seguido. Seu compromisso com a comunidade é inspirador e mostra como a contabilidade pode fazer a diferença”, destacou Martins.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Biany Lourenço, também esteve presente, enfatizando a importância da participação da sociedade civil na proteção dos direitos dos idosos e crianças. “Precisamos unir forças e criar uma rede de apoio para garantir que nossos jovens e idosos tenham acesso aos direitos que lhes são garantidos”, afirmou.

Hélio Fogaça, conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressaltou a necessidade de uma mobilização conjunta para assegurar que as vozes dos jovens sejam ouvidas. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos dar visibilidade às questões que afetam nossas crianças e adolescentes. Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar na construção de um futuro melhor e a destinação do imposto de renda solidário faz toda a diferença”, disse Fogaça.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vianópolis, Lucila Rodrigues Gomes, também participou do debate e afirmou: “A conscientização sobre a importância da destinação do Imposto de Renda é fundamental. Precisamos garantir que recursos sejam direcionados para ações que realmente façam a diferença na vida das pessoas”.

Walter Martins, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vianópolis, acrescentou: “Investir em projetos sociais é investir no futuro. Temos que nos comprometer em apoiar iniciativas que promovam a inclusão e o desenvolvimento das nossas crianças”.

Na ocasião, uma roda de conversa foi mediada pela contadora Leziana Goveia, proporcionando um diálogo enriquecedor entre os participantes, que incluíram Jorge Martins, Lucila Rodrigues, Valdir Mendonça, Biany Lourenço, Hélio Fogaça e Luiz Mario Sanches.

O encontro, além de proporcionar um espaço de aprendizado e debate, buscou promover ações que impactam a sociedade. A troca de experiências entre os participantes foi um dos pontos altos do evento, fortalecendo laços entre profissionais da contabilidade e representantes de projetos sociais. O 1º Encontro com Contadores e Contabilistas da Paróquia São Sebastião celebrou a profissão contábil e reafirmou o compromisso dos profissionais em atuar ativamente em prol da transformação social.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues