Blog

CRCGO participa de solenidade de assinatura de cooperação entre Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás para combate à sonegação fiscal

WhatsApp Image 2025-05-14 at 12.04.48 (2)
Noticias

CRCGO participa de solenidade de assinatura de cooperação entre Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás para combate à sonegação fiscal

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) marcou presença, nesta quarta-feira (14/05), na solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás, com o objetivo de intensificar o combate à sonegação fiscal. Representando a entidade, participou o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins.

O acordo, firmado no Paço Municipal, envolve a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Estado da Economia, e prevê o intercâmbio de dados fiscais e operações conjuntas de fiscalização tributária entre os entes. A medida busca ampliar a eficiência na arrecadação e promover maior justiça fiscal no município.

Com essa cooperação, o Estado disponibilizará ao município de Goiânia sua base de dados sobre movimentações financeiras, oriunda de convênio com o Banco Central, para cruzamento de informações e identificação de irregularidades. Estimativas da Sefaz indicam que a sonegação fiscal em Goiânia pode chegar a R$ 400 milhões por ano.

Para o CRCGO, a iniciativa reforça o papel essencial da contabilidade pública no fortalecimento da gestão fiscal. “Estamos aqui hoje, simbolizando e reforçando o compromisso da classe contábil com a transparência, a ética e a responsabilidade na administração dos recursos públicos”, comentou Ranniel.

Durante a solenidade, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou que a parceria representa um avanço na integração entre os entes federativos. “Reforçamos o compromisso conjunto com a transparência, a responsabilidade fiscal e a modernização da gestão pública”, afirmou.

O secretário de Economia do Estado, Francisco Sérvulo, ressaltou o viés educativo da iniciativa. “Estamos promovendo o aperfeiçoamento da cidadania fiscal, com foco em justiça fiscal e, por consequência, justiça social”, disse.

Já o secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, enfatizou que a atual gestão tem buscado uma execução fiscal equilibrada. “Temos uma arrecadação crescente, fruto de uma gestão eficiente, sem adotar medidas coercitivas”, pontuou.

O evento também contou com a presença do promotor de Justiça Denis Bimbati, que reforçou o apoio do Ministério Público às ações de fiscalização e combate à sonegação. Ele alertou que a prática será tratada com o devido rigor legal, inclusive na esfera criminal.

A participação do CRCGO no evento destaca o alinhamento da contabilidade com políticas públicas que buscam equidade tributária e fortalecimento institucional, valorizando o papel estratégico dos profissionais da área na construção de uma gestão pública mais eficiente e justa.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes | Imagens: Denis Marlon, Secretaria de Economia

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?