CRCGO participa de reunião com o governador de Goiás para debater incertezas e impactos negativos da Reforma Tributária

WhatsApp Image 2023-06-30 at 13.03.05

A presidente e o subcoordenador da Comissão de Contabilidade Tributária do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel e Fernando Witicovskim, participaram da reunião que abordou a temática “Reforma Tributária: incertezas e impactos negativos na economia”. Na ocasião, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, dialogou sobre os principais problemas acerca do tema.

Para Caiado, a maneira com que a reforma está sendo proposta pode anular o crescimento de Goiás, provocando prejuízos à mão de obra, além de destacar que as mudanças na cobrança de tributos retiram a autonomia do Estado e dos municípios goianos de gerir seus próprios impostos. Portanto, segundo ele, os governadores deixariam de gerir os Estados dá forma que julgam melhor e se tornariam “ordenadores de despesas”, perdendo, sobretudo, a autonomia financeira.

Segundo a presidente Sucena, essa é uma proposta que pode gerar o aumento da carga tributária. “Nós temos uma preocupação com a excessiva centralização tributária, porque isso pode prejudicar o pacto federativo que já está definido na constituição. Também nos preocupamos com quem ganha e quem perde e como os recursos que serão isentos dentro da proposta atual serão compensados”, afirma.

Além disso, Sucena ressalta a importância de abrir um diálogo maior com todos os segmentos da sociedade, trazendo dados e situações que envolvem o tributo. “Nós também estamos atentos ao aumento da alíquota dos impostos na área de serviços, então é preciso que isso seja esclarecido. Do jeito que a proposta está não pode passar, é realmente um atraso e vai trazer muitos efeitos negativos para Goiás”, explica.

Reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges