CRCGO participa de debate sobre a erradicação do trabalho infantil com especialistas nacionais do Ministério do Trabalho e Emprego
CRCGO participa de debate sobre a erradicação do trabalho infantil com especialistas nacionais do Ministério do Trabalho e Emprego
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) sediou, nesta quarta-feira (11/06), o encontro “A erradicação do trabalho infantil depende de todos nós”, idealizado pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás, por meio da Inspeção do Trabalho (MTE-SIT). A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, e o coordenador adjunto da Comissão CRCGO Voluntariado, Adimilson Morais, marcaram presença no evento.
Abrindo os trabalhos, o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, destacou que a entidade defende o desenvolvimento do setor de comércio, serviços e turismo, mas que isso, sobretudo, passa pela valorização do ser humano em todas as etapas da vida. “Receber este debate reafirma nosso compromisso com a construção de um ambiente empresarial ético e com responsabilidade social, onde o trabalho infantil não tem espaço”, afirmou.
Integrando a mesa diretiva de autoridades, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, ressaltou que o combate ao trabalho infantil é um compromisso coletivo, no qual a contabilidade tem papel fundamental ao dar visibilidade às práticas legais, éticas e sustentáveis dentro das organizações. “Estamos aqui para reforçar que a atuação contábil também passa por responsabilidade social, especialmente quando falamos da proteção de crianças e adolescentes”, pontuou.
Representando a causa do voluntariado, Adimilson Morais destacou a importância da articulação entre instituições. “É essencial que unamos esforços entre as entidades públicas, privadas e de classe para construir caminhos concretos na erradicação do trabalho infantil. O CRCGO se soma a essa causa porque entendemos que o desenvolvimento social só é possível quando protegemos os direitos das futuras gerações”, salientou o coordenador adjunto da Comissão do Conselho.
Programação
A iniciativa reuniu especialistas de destaque nacional para discutir ações, desafios e estratégias voltadas à eliminação do trabalho infantil no Brasil. Entre os temas apresentados, estiveram: “Erradicação do trabalho infantil no Brasil: políticas públicas e desafios”, com Roberto Padilha, auditor fiscal do Trabalho e coordenador da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil do MTE-SIT; “A importância da fiscalização da aprendizagem para a sociedade brasileira”, com Taís Arruti, auditora fiscal do Trabalho e coordenadora nacional da Aprendizagem Profissional (MTE-SIT); e “O papel do Senac no desenvolvimento social, econômico, cultural e profissional do país”, com Jeisa Cristine da Silva Queiroz, coordenadora técnica de Aprendizagem do Senac-GO.
A mediação contou com a participação das especialistas Jacqueline Carrijo, auditora fiscal do Trabalho e chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho; Nádia Tavares Cardoso Morais, advogada e assessora jurídica da Fecomércio-GO; Lorena Blanco, advogada e assessora jurídica da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); e Rosirene Curado, advogada e assessora jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
O evento contou ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO) e da Faeg, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), da Associação Goiana dos Municípios (AGM), prefeitos e outras autoridades.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes | Fotos, Fecomércio, Murillo Cortez