CRCGO, entidades contábeis e comerciais e Ministério do Trabalho realizam palestra para tirar dúvidas sobre o SST no e-Social

WhatsApp Image 2023-02-17 at 15.59.58

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em parceria com as entidades contábeis e comerciais, se reuniram junto à Superintendência do Ministério do Trabalho em Goiânia (MTE) para realizar uma palestra para os empresários sobre as novas regras do Governo Federal para o e-social.

O bate papo teve como objetivo esclarecer todas as dúvidas em relação ao envio dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para a plataforma do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), obrigatório para todas as pessoas jurídicas e pessoas físicas que possuem empregados.

As explicações foram conduzidas pelos servidores da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb/GO), os auditores fiscais Afonso Rafael Fernandes Borges, Jaqueline Felix e Souza, Jacqueline Ramos Silva Carrijo e Benício Ribeiro Franco Neto.

Participaram também, pelo CRCGO, a presidente Sucena Hummel, o vice-presidente de Fiscalização, Otávio Martins, o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, o conselheiro Danilo Silva de Oliveira e a chefe de gabinete, Priscilla Rodrigues; Sindicato dos Contabilistas de Goiás, presidente Everaldo Ribeiro da Cunha; Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), José Antônio Schimit;  Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), presidente Cristiano Caixeta e pelo MTE, a Superintendente, Sebastiana de Oliveira Batista.

Sucena Hummel falou da importância de entender as mudanças e ressaltou que as informações sobre eventos de SST, não diz respeito às atribuições do profissional contábil e sim, à profissionais habilitados em medicina e segurança do trabalho.

“Embora não seja um dever nosso, enquanto contadores, precisamos saber orientar os nossos clientes sobre a necessidade de buscar empresas especializadas e entender que enviar as informações corretas são benéficas para os negócios, além de evitar multas e penalidades. É fundamental para a melhora do ambiente de negócios, pois assim a economia cresce, gerando empregos, sobretudo com segurança para os colaboradores e para as empresas ”, salientou.

Na ocasião, a chefe da seção de Inspeção do Trabalho, Jacqueline Carrijo colocou a SRTb/GO à disposição para tirar as dúvidas. “Considerando o volume de informações a serem prestadas de maneira unificada via eSocial, é normal que durante esta fase de implantação suscite muitas dúvidas. Hoje é só uma primeira conversa de outras inúmeras que acontecerão e nós estamos à disposição para lidar com elas. Parabéns pelas entidades que propuseram realizar este evento”.

Já o presidente do Sindilojas-GO pontuou que grande parte das mais de 45 mil empresas em Goiás ainda não têm noção de como é que vai acontecer a fiscalização, quais as normativas e de como será o envio dessas informações ao eSocial. Logo, o objetivo nosso aqui neste encontro é exatamente tentar definir uma estratégia de trabalho para que possamos amenizar tanto para o MPE quanto para as empresas e para profissionais contábeis ao mesmo tempo. Por isso, decidimos promover esse bate papo para sanar as dúvidas que serão repassadas aos nossos associados, lojistas, empresários e contadores do Estado de Goiás”, explicou Cristiano Caixeta.

“Essa iniciativa é louvável. Assim trabalhamos na causa e não no problema. Isso demonstra que estamos preocupados em resolver e não apenas em fiscalizar”, elogiou a superintendente Sebastiana.

O encontro ocorreu no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), na tarde da última quinta-feira, 16. O bate papo foi realizado pelo CRCGO, Sindilojas-GO, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Perícia, Informações e Pesquisas (Sescon-GO), com apoio da Fecomércio.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues