CRCGO e RFB palestram sobre Reforma Tributária na Faculdade de Anicuns em comemoração ao Jubileu de Esmeralda
CRCGO e RFB palestram sobre Reforma Tributária na Faculdade de Anicuns em comemoração ao Jubileu de Esmeralda
Na noite de terça-feira, 18, durante as celebrações do Jubileu de Esmeralda da Faculdade de Anicuns, que marca seus 40 anos de história, o vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, e o auditor da Receita Federal do Brasil em Goiânia, Humberto Matsuda, proferiram uma palestra sobre a Reforma Tributária, um dos temas mais relevantes para o cenário fiscal brasileiro. O evento ocorre ao longo desta semana, com o objetivo de proporcionar aos alunos e à comunidade acadêmica diversas reflexões sobre assuntos variados que impactam diretamente a sociedade.
Em sua fala, Henrique Ricardo destacou que a Reforma Tributária representa uma mudança significativa na estrutura fiscal do país. O principal objetivo da reforma, segundo o vice-presidente, é simplificar o sistema tributário, reduzir a burocracia e criar um ambiente de negócios mais eficiente e transparente, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento do Brasil.
Ambos os palestrantes enfatizaram que uma das mudanças centrais da Reforma é a substituição de tributos como o PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS por um sistema mais simplificado. A principal novidade será o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Eles explicaram que esse novo modelo consistirá em dois tributos: um de competência federal, denominado Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e outro de competência estadual e municipal, chamado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A implementação dessa estrutura visa garantir maior autonomia aos entes federativos, ao mesmo tempo em que unifica a base de cálculo dos tributos.
Henrique Ricardo também ressaltou um dos maiores desafios da Reforma: a transição gradual entre o sistema tributário anterior e o novo modelo. A medida visa evitar impactos negativos abruptos na economia e garantir uma adaptação tranquila para os contribuintes e administradores fiscais.
Outro ponto importante discutido foi a cronologia do processo da Reforma Tributária, apresentada pelo auditor Humberto Matsuda. Ele apresentou um panorama, desde a aprovação da Emenda Constitucional nº 132, em 2023, até a previsão de aplicação completa do novo modelo em 2033.
O evento contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, incluindo o diretor da Faculdade de Anicuns, Prof. Me. Cristiano Soares Pinto; o diretor-presidente da Fundação Educacional de Anicuns, Prof. Me. Diorgenes de Castro Ferreira Rodrigues; o coordenador de pesquisa, Gleiston Oliveira; a secretaria de Comunicação, Mislene da Cunha; além dos coordenadores dos cursos da instituição, incluindo Claudio Aparecido (Ciências Contábeis), Alexandre Marcório (Administração), Renato Batuíra (Direito), Luciana Jerônimo (Enfermagem), Nilson Pinto (Engenharia Agronômica), Divina Andrea (Pedagogia), e Cláudia Pimenta (Monografia).
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues