CRCGO e Juceg firmam parceria em prol dos profissionais contábeis e do empreendedorismo goiano
10/01/2023 2023-01-10 16:19<strong>CRCGO e Juceg firmam parceria em prol dos profissionais contábeis e do empreendedorismo goiano</strong>

CRCGO e Juceg firmam parceria em prol dos profissionais contábeis e do empreendedorismo goiano
Com o objetivo de aumentar a confiabilidade das informações resguardando o processo de registro de empresas, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em parceria com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), assinaram um termo de cooperação.

O propósito do convênio visa a integração por parte do Conselho do seu banco de dados cadastrais dos profissionais da contabilidade, à Juceg. O intuito é poder verificar, por meio do sistema eletrônico integrado de registro de empresas, a regularidade dos profissionais contábeis informados nos instrumentos de contrato, alteração, extinção/distrato de empresas e outros documentos.
A celebração do acordo ocorreu durante a reunião Plenária dos Vogais da Junta Comercial, realizada no prédio da entidade, na manhã desta terça-feira, 10 de janeiro.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel reforçou que essa parceria confere mais celeridade no processo de registro de empresas, e auxilia o CRCGO no combate do exercício ilegal da profissão.
“Temos buscado uma aproximação com outros setores, entidades e toda a classe empresarial. Nós enxergamos a importância do contador estar presente na sociedade como um fomentador e não apenas como um executor. E tudo isso dentro das prerrogativas do Conselho. para nós, enquanto órgão fiscalizador, acredito que esse convênio vai agregar muito além de garantir mais credibilidade durante todo o processo realizado junto à Juceg”, completou.
O conselheiro do CRCGO e vogal da Junta, Francisco Canindé Lopes também esteve presente e reiterou que essa aproximação com a Junta vai ser muito benéfica para todos da classe contábil.
O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, ressaltou a importância desse convênio com o CRCGO.
“Isso é um divisor de águas que vai transformar e melhorar a lisura dos processos tramitados aqui na autarquia. Essa parceria vem com o intuito de aumentar o nível de segurança do registro mercantil. Agora, caso o contador tenha algum imbróglio no Conselho Regional de Contabilidade, ele não poderá tramitar dentro da Junta Comercial”, explicou.
Na ocasião, o vogal da Juceg e presidente em exercício da Associação Comercial do Estado de Goiás (Acieg), Thiago Falbo declarou que sem dúvida nenhuma esse termo de cooperação vai ser bom tanto para a Junta quanto para o CRC. Ele ainda parabenizou a presidente Sucena pelo seu trabalho à frente do Conselho.

“Continue fazendo esse trabalho, pois conforme você vem construindo, vai cravar mais ainda esse sucesso na gestão do CRC Goiás e pode ser referência para o Brasil. É louvável o trabalho que você tem desempenhado na defesa da classe contábil e no diálogo com todos do setor produtivo, dentre outras entidades. Vocês defendem o contador, mas também abrem para a discussão com outros entes para criar um ambiente melhor para o empreendedorismo no Estado de Goiás”, parabenizou.

Cabe ressaltar que o contrato observa os padrões definidos pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, respeitando os princípios da finalidade, adequação, transparência, segurança e confiabilidade dos dados coletados, em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018/LGPD.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues