CRCGO busca no Sebrae projeto de empreendedorismo e consultoria para contadores

IMG_8424 (1)

CRCGO busca no Sebrae projeto de empreendedorismo e consultoria para contadores

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) compareceu na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), visando prospectar um projeto de empreendedorismo para os profissionais de contabilidade do Estado. O objetivo da parceria é fomentar, de forma educacional, que os contadores promovam a atuação empreendedora e consultiva aos Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Conforme reiterou a presidente, Sucena Hummel, se o empresário cresce, tendo um papel fundamental e decisivo, o contador também evolui. “Neste sentido, viemos junto com a Fenacon prospectar esse laço. Essa é a nova pegada de atuação do profissional contábil. Tenho pregado em nossas visitas às empresas de contabilidade da Capital e municípios nos interiores que o CRCGO almeja melhorias no ambiente de negócio e no sentido de gestão, por parte do contador. Eles devem ser gestores e consultores dos seus clientes e essa atualização precisa ser pelo Sebrae, com instruções, treinamentos e networking”, reforça a presidente.

Para estartar o projeto, que ainda não recebeu a nomenclatura oficial, representando o Sebrae, o diretor Superintendente, Antônio Carlos Lima e o administrador Financeiro, João Carlos Gouveia sinalizaram que é possível viabilizar a parceria, com direcionamento e atendimento ao público-alvo do Sebrae. Um dos patamares da entidade é a fundamentação da gestão profissional, frente aos parceiros, por meio de cursos, fundamento básico para criação de negócios, planejamento estratégico para empreendedores e consultoria personalizada.

Ambos reforçaram a indicação de um representante do CRCGO para dar seguimento e alinhamento nas ações do projeto, além de estar alinhado com a equipe técnica da entidade. O indicado do Conselho terá os encargos de delimitar o público que o CRC tem o interesse de trabalhar, além de acompanhar e sugerir o andamento do cronograma de atividades que serão implementadas em Goiás dentro do projeto. A partir disso, será desencadeando, com objetividade dos técnicos do Sebrae, uma forma sucinta, rápida e que gere resultados tanto para os profissionais da contabilidade quanto para a entidade.

Durante os diálogos, o vice-presidente da FENACON na região Centro-Oeste, José Antônio Schimit destacou a força dos contadores no segmento do Sebrae. “Cerca de 98% das empresas são microempresas e 100% delas está nas mãos dos contadores para a tomada de decisão mais saudável para o negócio. E essas empresas são o público-alvo do Sebrae, que atua há mais de 4 décadas orientando esses pequenos e médios empresários” disse.

Ainda durante o encontro, a presidente do CRC Goiás mencionou a necessidade do aperfeiçoamento profissional dos contadores, desenvolvendo habilidade técnica e empresarial. Segundo Sucena, eles são porta de entrada de qualquer empresário, que conhem as empresas e fluxo de caixa. Entretendo, eles podem ir além, sendo entusiastas, indicadores, preventivos quanto aos possíveis erros de percurso.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, jornalista

Leave your thought here