CRCGO acompanha na Prefeitura de Anápolis avanços na desburocratização da abertura de empresas
CRCGO acompanha na Prefeitura de Anápolis avanços na desburocratização da abertura de empresas
Na manhã desta segunda-feira (04/08), representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participaram de uma reunião na Prefeitura de Anápolis, com o objetivo de discutir os avanços nos processos de desburocratização da abertura de empresas no município. O encontro foi realizado junto com a Secretaria Municipal de Economia e a diretoria técnica do Departamento de Tecnologia da Informação (TI).
Estiveram presentes pelo CRCGO a presidente Sucena Hummel, a conselheira Sivanete Barbara e o conselheiro José Alvarenga. Pela gestão municipal, participaram o secretário de Economia, Marcelo Olímpio Carneiro; o diretor da Receita Municipal, Erick Azevedo Monte; a diretora de TI da Prefeitura, Priscila Scherrer; além do chefe de gabinete do prefeito, Clodoaldo Dias. O gerente da Redesim da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), José Oscar, também integrou a reunião.
O principal objetivo do diálogo foi debater a integração dos sistemas públicos envolvidos nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, com vistas a garantir mais agilidade e eficiência para os contribuintes e para os profissionais da contabilidade que atuam na região.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, destacou a importância do envolvimento da categoria contábil nesse tipo de discussão. “O contador é peça fundamental nesse processo. Avançar na integração e na digitalização é uma necessidade, e ver esse compromisso da Prefeitura de Anápolis nos dá perspectiva de melhorias concretas no ambiente de negócios local”, afirmou.
O secretário municipal de Economia, Marcelo Olímpio Carneiro, ressaltou o compromisso da gestão com a inovação e a eficiência. “Nosso foco é criar possibilidades e resolver gargalos. Estamos trabalhando com a RedeSim de forma sistematizada e autônoma, desenvolvendo o sistema com todos os parceiros, para que o processo de abertura de empresas aconteça dentro de uma única plataforma, de maneira mais célere”, explicou.
Já o diretor da Receita Municipal, Erick Azevedo Monte, detalhou as etapas do processo de integração. “A integração vai automatizar etapas como abertura, alteração e baixa de empresas. Isso reduz erros e elimina a necessidade de análise manual em diversos pontos. Acreditamos que, nos próximos seis meses, teremos sistemas plenamente integrados, com licenciamento, alvará e demais documentos liberados via Portal. A Prefeitura fez um investimento significativo, e agora estamos vendo os resultados chegarem”, destacou.
A conselheira Sivanete Barbara também enalteceu a iniciativa: “Esse diálogo entre o poder público e os profissionais da contabilidade é essencial. Nós atuamos na linha de frente junto ao contribuinte, e essas melhorias impactam diretamente na qualidade do serviço que prestamos”, afirmou.
O conselheiro José Alvarenga destacou que: “Sempre que a classe contábil tem identificado problemas, assim que repassamos para os responsáveis, a Prefeitura tem demandado esforços em atender em tempo hábil os pedidos.”, enalteceu, exemplificando alguns casos sobre os cancelamentos de notas.
A diretora de TI da Prefeitura, Priscila Scherrer, e o gerente da Redesim na Juceg, José Oscar, também contribuíram com orientações técnicas sobre o funcionamento do novo modelo de integração que está sendo implementado. O contador, Samuel Silva, também participou das discussões.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes