Conselheiro do CRCGO participa do segundo Seminário sobre Reforma Tributária da Secretaria de Economia do Estado
Conselheiro do CRCGO participa do segundo Seminário sobre Reforma Tributária da Secretaria de Economia do Estado
A Secretaria da Economia do Estado de Goiás realiza, nesta quarta-feira (9/10) e quinta-feira (10/10), o segundo seminário sobre a Reforma Tributária, em Goiânia, no Castro’s Park Hotel. O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Fernando Witicovski, também coordenador da comissão de Contabilidade Tributária da entidade prestigiou os debates.
O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, auditores fiscais do estado de Goiás. O objetivo foi o de preparar o corpo técnico para a implementação dos novos impostos Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que têm previsão de entrar em vigor em 2026.
A abertura foi realizada pelo secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, oportunidade em que anunciou a aprovação do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Goiás (Profisco III) pela Cofiex (Comissão de Financiamento Externo) do Ministério do Planejamento e Orçamento. Ele ainda celebrou: “Agradeço a todos que estiveram envolvidos nesta ação, e essa é uma grande oportunidade de desmembrarmos, na visão dos nossos auditores, de quais impactos e dificuldades poderemos enfrentar com o novo cenário tributário”, destacou, desejando um bom Seminário aos participantes.
Durante o seminário, diversos especialistas apresentaram as novas diretrizes e desafios da reforma, incluindo conferências de renomados auditores sobre temas como contencioso tributário e coordenação da fiscalização do IBS. Entre eles, o auditor Geraldo Datas, presidente do Conselho Administrativo Tributário (CAT) de Minas Gerais, que abordou o tema ‘Contencioso Tributário’; o auditor Ricardo Oliveira, também de Minas Gerais, com a temática ‘O Comitê Gestor e a Coordenação da Fiscalização do IBS’; e o auditor Luiz Dias, do Fisco de Alagoas, desmembrando ‘Os Desafios das Administrações Tributárias com a implementação do IBS e CBS’.
A reforma tributária é um tema de grande relevância no Brasil, especialmente em um cenário econômico que demanda simplificação e eficiência. Neste contexto, o representante do CRCGO enfatizou que não será simples conforme o Governo Federal tem massificado nos canais televisivos. “Dentre as principais dificuldades que os contadores enfrentam na implementação das novas diretrizes propostas, considerando a complexidade do sistema tributário atual, temos muito a compreender para aplicar – de forma correta, as novas exigências e não prejudicar os empresários nesta transição simbólica. Temos muito estudo pela frente e teremos que aperfeiçoar os nossos sistemas para nos adaptarmos – bem como novos softwares contábeis que sejam compatíveis”, disse Witicovski.
O conselheiro do CRCGO também considera que o impacto da Reforma Tributária nos processos de apuração vai alterar a forma como os tributos são apurados e recolhidos. “Prezando pela saúde dos negócios, pelo crescimento justo da economia nacional, estadual e municipal, nós, os contadores, temos um papel fundamental na absorção de todas essas informações. Precisaremos revisar e reformular processos internos para garantir a conformidade. Não somos apenas executores de normas, mas também consultores estratégicos”, destacou.
Sendo ainda parte da programação, o auditor, Eliezer de Assis Santos falou sobre ‘Normas Gerais do IBS/CBS’. O gerente Elder Souto Pinto falou sobre o ‘Modelo Operacional de Arrecadação e Distribuição de Recursos do IBS/CBS,’ e o auditor Davi Oliveira Braga apresentou a ‘Introdução aos Regimes Específicos’.
Segundo dia
Na quinta-feira (10), o seminário será reaberto às 9 horas, com o debate sobre ‘Transição de Tributos/Alíquotas de Referência’, tema ministrado pelo auditor Murilo Santana Puga, da Gerência de Representação do Confaz. Na sequência, os temas ‘Contencioso Administrativo do IBS/CBS’, ‘Desafios das Administrações Tributárias com a instituição do IBS/CBS’ e o ‘Comitê Gestor e Coordenação da Fiscalização do IBS’ encerram a rodada de palestras do Seminário da Reforma Tributária.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes | Fotos: Denis Marlon