<strong>Conselheiro do CRCGO ministra palestra sobre Imposto de Renda para MEI na Estácio de Goiânia e Rio de Janeiro</strong>

WhatsApp Image 2023-03-23 at 14.39.17
Uncategorized

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), José Gilmar Carvalho participou do Workshop “Faça você mesmo a sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – MEI”. A ação foi promovida pela Faculdade Estácio de Sá, com o apoio da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da instituição e membro da Comissão de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança do CRCGO, Cristina Santos.

Representando a instituição de ensino, marcaram presença ainda o professor. Ilton Cruvinel, a professora Diná Matos e Coordenador de Administração da instituição de ensino, Jonatas Assis.

Com transmissão simultânea para a sede da Estácio no Rio de Janeiro, os mais de 150 alunos puderam prestigiar as novas regras do IRPF, bem como a alteração do prazo do para a entrega do imposto, a modalidade pré-preenhcida – uma forma facilitada que o contribuinte tem para declarar, a restituição via pix e também as destinações do IRPF às Instituições solidárias sem fins lucrativos.

Ainda na ocasião, José Gilmar e a coordenadora Cristina Santos explanaram aos graduandos sobre as obrigações mensais e anuais da Declaração do IRPF e do Microempreendedor Individual, cálculos de receita anual, dúvidas do MEI quanto ao ato de declarar o IRPF e também sobre o que deve ser informado à Receita Federal.

Diante das temáticas, o conselheiro do CRCGO reforçou o auxílio do profissional da contabilidade no ato da entrega da declaração. “É importante buscar o contador, pois erros simples de digitação ou até mesmo uma vírgula incorreta pode levar o contribuinte a cair na malha fina”, alertou José Gilmar.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes