Comite da Micro e Pequenas Empresas: Membros do CRCGO palestram na Fieg sobre Contabilidade, Gestão e Reforma Tributária

WhatsApp Image 2023-08-03 at 14.47.03 (1)

Na Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel e o coordenador da Comissão de Contabilidade Tributária e Prerrogativas da Profissão, Fernando Witicovski ministraram palestra aos membros do Comitê Técnico da Micro e Pequena Empresa (Compem).

A temática inicial foi sobre a Contabilidade como Instrumento Importante para a Gestão para Micro e Pequenas Empresas. A presidente falou sobre rotinas contábeis como obrigações acessórias, departamento pessoal, precificação e administração familiar de pequenas empresas. Conforme salientou, mensalmente, o contador deve enviar à Receita Federal, por exemplo, cinco obrigações por mês, é caso não haja o cumprimento das rotinas, há penalidades.

“Para ter sucesso como empresário é preciso realizar alguns sacrifícios e esforços. É preciso entender o perfil da empresa, além de estar dentro do Sebrae, um dos maiores incentivadores do pequeno empresário. E claro, uma boa prática de networking, atuação precisa nas redes sociais e, sobretudo, se planejar com o auxílio do profissional da contabilidade”, orientou Hummmel.

Reforma Tributária

Já o coordenador Fernando Witicovski apresentou aos membros do Compem tópicos de esclarecimentos da Reforma Tributária. Ele pontuou um histórico de votação do texto e a atual tramitação, apresentando aos presentes os principais pontos do estudo técnico realizado pelo CRCGO, onde a entidade demonstra os principais impactos no setor de serviços.

Outro ponto de atenção, segundo Witicovski, é o segmento dos optantes pelo Simples Nacional. “O simples será desidratado. É precisa ter um atendimento específico para serem socorridas sim, mas há um tempo que o regime deixou de ser tão “simples”, complementando sobre a falta de correção anual do limite e IPCA acumulado em mais de 30%.

Setor produtivo precisa estar unido no sentido de esclarecer esses impactos. Estamos vivendo um momento de rara oportunidade no país, é o momento de mudar as coisas e as entidades precisam conhecer a apresentação do CRCGO, vocês sabem a forma técnica de impacto. Chegar nos parlamentares e cobrar com propriedade.

Pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o pregoeiro Murilo Ricard abordou sobre ‘Compra Governamental Acessível às MPEs. Ele apresentou também as leis que regem o Pregão Eletrônico, modalidade de adquirir bens e serviços. “A maioria das compras que o Estado realiza são feitas pra micro e pequenas empresas, cerca de 70%”, salientou, apresentando a plataforma ComprasNetGO, habilitada para participação de pregões e licitações.

Compuseram a mesa, além dos representantes do CRCGO, o presidente do Compem, Jaime Carneiro, o pregoeiro da Sic, Murillo Ricard e Sulamita Aquino Porto, assessora técnica do Comitê. Os membros do Compem participaram da reunião em formato híbrido.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes