A primazia da Ciência Contábil: Dr. Valdir Mendonça Alves segue com a Vice-Presidência de Técnica do CRCGO
A primazia da Ciência Contábil: Dr. Valdir Mendonça Alves segue com a Vice-Presidência de Técnica do CRCGO
A sustentação científica e o aprimoramento das diretrizes que regem a profissão em Goiás permanecem sob condução do contador, Dr. Valdir Mendonça Alves, reconduzido à Vice-Presidência de Técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), durante a gestão do presidente Marcelo Cordeiro no biênio de 2026/2027. No exercício de coordenar a Câmara Técnica e as diversas comissões temáticas da autarquia, o conselheiro assume o compromisso de dar celeridade à análise de normas e ao desenvolvimento de estudos que balizam o cotidiano do mercado. A manutenção de sua liderança ratifica a importância de uma gestão fundamentada no notório saber, essencial para o suporte consultivo e estratégico oferecido aos profissionais da contabilidade no estado.
Com uma trajetória que ultrapassa 40 anos de dedicação exclusiva à área contábil, Dr. Valdir Mendonça Alves transpõe para a esfera institucional a solidez do pensamento acadêmico. Sua atuação é pautada pela compreensão de que a técnica não é um elemento estático, mas um organismo que exige atualização permanente diante das mutações legislativas. “A longevidade na profissão e também na docência superior a mais de 29 anos me permite enxergar a contabilidade como uma ciência de governança e transparência. Estar à frente da Câmara de Técnica é, fundamentalmente, assegurar que o profissional tenha ao seu dispor um suporte robusto para enfrentar a complexidade do sistema normativo brasileiro”, avalia o vice-presidente.
A estrutura sob sua coordenação em colaboração com a Presidência funciona como um centro de inteligência normativa, onde todas as comissões atuantes do CRCGO convergem para uniformizar competências e procedimentos. O desafio central da nova gestão reside na capacidade de processar o vasto volume de resoluções e transformá-las em informes técnicos acessíveis e precisos. Segundo o doutor Valdir, a meta é estreitar a relação entre a produção teórica das comissões e a prática nos escritórios e empresas. “O rigor na análise das normas profissionais é o que garante a segurança jurídica para a classe. Minha missão é coordenar esses grupos de trabalho para que o conhecimento flua de maneira orgânica e resolutiva”, detalha.
Ao dar a continuidade de seu trabalho durante a gestão atual, o vice-presidente enfatiza que a excelência técnica é o principal condutor de prestígio social da profissão. A proposta para este ciclo é intensificar o papel da Câmara de Técnica como um órgão de interpretação das normas da profissão e assessoria em boas práticas de governança, mantendo o CRCGO na vanguarda do debate científico-contábil. “Encaro este novo mandato como uma oportunidade de consolidar o suporte técnico que nossa classe merece. Após anos de vivência prática, entendo que o maior patrimônio do Conselho é a sua capacidade de orientar com precisão, ética e profundidade acadêmica, elevando o patamar da nossa ciência perante a sociedade”, finaliza o Dr. Valdir Mendonça Alves.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho.
