CRCGO e Receita Federal dialogam sobre termo de parceria em prol da Cidadania Fiscal
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) dialogou, na manhã desta sexta-feira (03/10), com representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) para tratar do projeto Cidadania Fiscal, iniciativa que busca fortalecer a parceria entre o Conselho e o Fisco, estimulando a educação fiscal e o engajamento da sociedade em ações de cidadania e responsabilidade social. Participaram do encontro o vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, o vice-presidente Técnico do CRCGO e presidente da Agocicon, Valdir Mendonça Alves, além dos representantes da Receita Federal, Humberto Matsuda e José Alves.
Durante a reunião, os participantes discutiram estratégias para ampliar a participação dos profissionais da contabilidade e da população nas atividades do projeto, reforçando o papel do contador como agente de transformação social e elo entre o contribuinte e o Estado. Além disso, a ideia é envolver os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal das instituições de ensino que lecionam o curso de Ciências Contábeis em Goiás, visando a participação de docentes e estudantes.
O vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, destacou que o fortalecimento da Cidadania Fiscal é uma pauta prioritária para a atual gestão Conselho. “O projeto Cidadania Fiscal tem um papel fundamental na formação de uma sociedade mais consciente e participativa. O CRCGO entende que o contador é um elo essencial entre o contribuinte e o Estado, e por isso estamos empenhados em contribuir com essa agenda educativa e transformadora”, afirmou, relembrando a participação conjunta e voluntária no Declare Fácil, durante o período do Imposto de Renda.
Para o vice-presidente de Técnica do CRCGO, Valdir Mendonça Alves, também presidente da Academia Goiana de Ciências Contábeis (Agocicon), o diálogo permanente entre o Conselho e a Receita Federal é essencial para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que gerem benefícios à classe contábil e à sociedade. “Esse alinhamento entre é fundamental para que possamos desenvolver ações conjuntas que beneficiem tanto os profissionais da contabilidade quanto a população. A Cidadania Fiscal é uma pauta que reforça o papel social do contador”, ressaltou, colocando a Academia à disposição para engajar ainda mais o projeto.
Representando a Receita Federal, Humberto Matsuda destacou a importância da parceria institucional com o CRCGO na disseminação da educação fiscal. “A Receita Federal entende o CRCGO como um parceiro estratégico na promoção. Essa cooperação permite que o conhecimento chegue de forma mais efetiva à sociedade, fortalecendo o compromisso com a responsabilidade social”, pontuou.
Também pela RFB, José Alves reforçou que o projeto vai além da arrecadação tributária, promovendo a consciência cidadã. “Mais do que arrecadação, a Receita busca promover consciência e responsabilidade social. Quando instituições como o CRCGO abraçam essa causa, todos ganham: o contribuinte, o profissional e o país”, declarou.
Ao final do encontro, ficou firmado o compromisso de dar continuidade ao diálogo e de desenvolver novas ações conjuntas de capacitação e sensibilização, reforçando o papel do contador como agente de cidadania e de transparência fiscal. O Conselho e o Fisco farão um termo de parceria de forma conjunta com a Agocicon para estabelecer as métricas das ações voluntárias.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes